ESTUDO DA POÉTICA IMPLÍCITA NOS POEMAS DE GREGÓRIO NAZIANZENO

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Aluno de Iniciação Científica: Alexandre Siloto Assine (PIBIC/UFPR-TN)

Curso: Letras - Inglês ou Português com Inglês (M)

Orientador: Bernardo Guadalupe dos Santos Lins Brandão

Departamento: Letras Estrangeiras Modernas

Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Área de Conhecimento: 80209009


RESUMO

O presente estudo tem como seu objeto a análise da poética que implícita ou explicitamente se revela na obra em versos de Gregório de Nazianzo, bispo, teólogo e literato do século IV. Nossa pesquisa se centrou na análise de sua poesia, particularmente de "Sobre Seus Versos", poema didático em jambos em que expressa de modo mais desenvolvido as razões de sua atividade poética. Paralelamente, desenvolvemos o estudo mais abrangente do contexto no qual ela se insere. Constatamos que sua poesia é formada no âmbito das disputas, negociações e assimilações, que ele mesmo reconhece e analisa em sua obra, entre as culturas cristã e "pagã"/clássica – e das disputas pelo status de "ortodoxia" cristã entre as facções teológicas divergentes. Autores como Gregório, e toda uma classe intelectual cristã que se avoluma no período, são formados intelectualmente na Paideia clássica e terão de confrontar o problema de sua dependência fundamental a uma cultura que seus adversários "pagãos" sempre defenderão como totalmente alheia ao "barbarismo" cristão. Observamos no período o florescimento de uma poesia cristã não mais associada necessariamente à liturgia, mas em continuidade à tradição poética clássica, da qual a obra de Gregório é um dos maiores expoentes. Vários desses autores pertencem a correntes distintas dentro do espectro de posições teológicas cristãs conflitantes, e sua produção em verso se apresenta engajada nesse conflito. Com o uso de formas e gêneros clássicos, em interlocução com uma ampla gama de estratos da tradição literária de língua grega, e ao mesmo tempo expressando sua concepção de fé cristã ortodoxa, Gregório apresenta sua poesia como parte de um projeto maior de elaboração de uma nova Paideia cristã (niceno-ortodoxa), superação e realização da Paideia clássica. Mas ao invés de, nesse contexto, adaptar a poesia "pagã" como propedêutica ao estudo propriamente cristão posterior, como propõe contemporaneamente Basílio de Cesareia, Gregório apresenta sua poesia, particularmente em "Sobre seus versos", como cumprindo esse papel, levando num primeiro momento o jovem dos interesses sensórios, literários e mundanos às "coisas mais elevadas", qual seja, a vida cristã e a participação na divindade. Paralelamente, Gregório entende sua poesia como análoga ao sacerdócio, em que pela ação literária ele traz os homens a participar do mistério trinitário.

Palavras-chave: Poesia Cristã, Paideia, Gregório de Nazianzo