ASPECTOS DA PARÓDIA EM IN NOMINE DEI (JOSÉ SARAMAGO)
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Aluno de Iniciação Científica: Cecília Thais Hamm (IC-Voluntária)
Curso: Letras - Port/Alem/Ital/Grego ou Latim (M)
Orientador: Antonio Augusto Nery
Departamento: Lingüística, Letras Clássicas e Vernáculas
Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Área de Conhecimento: 80207006
RESUMO
In nomine Dei (1993) é uma das cinco obras dramatúrgicas escritas por José Saramago (1922 2010). A peça reconta a história de um conflito religioso ocorrido nacidade de Münster, Alemanha, em meados do século XVI: a luta até a morte entre católicos e protestantes, motivada por divergências no que diz respeito à necessidade ou não do batismo infantil. A ficção estabelece um interessante diálogo com os fatos históricos ocorridos em Münster, ora relatando-os quase que literalmente, ora subvertendo-os e reconstruindo-os de maneira paródica, segundo os interesses autorais. O objetivo deste trabalho é analisar de que forma ocorre o diálogo do autor com os acontecimentos históricos, averiguando principalmente o modo com que se desenvolve a paródia e quais os possíveis efeitos de sentido pretendidos pela desconstrução do discurso historiográfico tradicionalmente aceito sobre o embate religioso ocorrido em Münster. Vale lembrar que o fato histórico é pouco retomado inclusive por estudiosos especializados. Já a releitura ficcional desenvolvida por Saramago é pouco lembrada pelas leituras críticas que se debruçam sobre o conjunto das obras do autor. Dessa maneira, a pesquisa também procura resgatar e reforçar a importância de In nomine Dei na totalidade da obra completa de José Saramago, principalmente no que diz respeito à sua relação com outras obras produzidas pelo escritor que expõem temática religiosa, dentre as quais podemos citar: Memorial do Convento (1982), O Evangelho Segundo Jesus Cristo (1991) e Caim (2009). Em um primeiro momento, faremos uma revisão do fato histórico, relatando brevemente os acontecimentos ocorridos na cidade alemã de Münster, no período que compreende os anos de 1531 e 1534, nos valendo tanto de historiografias que transpõem uma perspectiva religiosa, católica e protestante, quanto de leituras históricas desvinculadas de qualquer segmento religioso. Na sequência, iremos revisar os conceitos de paródia propostos por Linda Hutcheon (1947-), em sua obra Uma Teoria da Paródia (1984), averiguando principalmente as proposições de que a paródia não traz consigo somente a intenção de ridicularizar a obra parodiada. Ainda acerca da conceituação de paródia, também nos apoiaremos na obra de Affonso Romano de Sant'anna (1937-), Paródia, Paráfrase & Cia (1985). Por fim, analisaremos trechos da obra ficcional nos quais ocorrem a paródia, verificando as características do discurso literário e os possíveis sentidos propostos por José Saramago em sua releitura do fato histórico.
Palavras-chave: Saramago, In Nomine Dei, Paródia