O UNIVERSO SONORO DOS ÍNDIOS KAINGANG NA ALDEIA URBANA DE KAKANÉ PORÃ, CURITIBA-PARANÁ
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Aluno de Iniciação Científica: Thiago de Azevedo Duarte (PIBIC/UFPR-TN)
Curso: Música - Bacharelado (T)
Orientador: Edwin Ricardo Pitre Vásquez
Departamento: Artes
Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Área de Conhecimento: 80000002
RESUMO
Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada na aldeia urbana Kakané Porã, no bairro Campo de Santana em Curitiba, Paraná. A comunidade é formada por uma população de indígenas provenientes de terras demarcadas no interior dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que tem em comum o fato de terem vindo buscar melhores condições de vida na cidade de Curitiba. Com o intuito de relatar sobre a existência de práticas culturais tradicionais Kaingang no local que envolvam a música deste povo, assim como a presença da música não indígena e em que contexto sociocultural estão inseridas, fez-se necessário o trabalho etnográfico. Relatei sobre o grupo de dança e o processo de formação da aldeia. Como fundamentação teórica, apresentei um histórico sobre os Kaingang e as principais características culturais deste povo. Neste sentido, abordei mais especificamente o canto e dança de guerra Vãnh-Génh Tu Vãjé, por se tratar de uma manifestação cultural que contêm em si duas características marcantes na cultura Kaingang o dualismo cosmológico e a tradição bélica e também por ser um canto e dança tradicional Kaingang que é encontrado na aldeia Kakané Porã. Os resultados obtidos com a pesquisa apontam que uso do cântico de guerra, que nos tempos antigos estava associada às praticas bélicas dos Kaingang, hoje serve como elemento importante para autoafirmação dos próprios moradores como indígenas, no contexto urbano atual: O grupo de dança da aldeia se apresenta em escolas de ensino fundamental, em eventos promovidos pela prefeitura e também para visitas em grupos que acontecem esporadicamente à aldeia. As lideranças afirmam que com isso, há um aumento na venda do artesanato, principal fonte de renda da maioria, que sempre comercializa suas mercadorias nos locais de apresentação do grupo. Também foi constatado que grande parte dos moradores da aldeia foram em busca de trabalho assalariado nas fabricas da região, fato que vem gerando, segundo lideranças, um enfraquecimento no grupo de dança. A pesquisa é construída nesse atual contexto dualista, gerado pelo desejo dos indígenas de preservarem sua cultura tradicional e, ao mesmo tempo, serem inseridos e reconhecidos adequadamente no meio social urbano.
Palavras-chave: Etnomusicologia, Kaingang, Curitiba