A RELAÇÃO ENTRE A COBERTURA ELEITORAL DO JORNAL GAZETA DO POVO E O RESULTADO DA ELEIÇÃO MUNICIPAL DA CIDADE DE CURITIBA, NO ANO DE 2012
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Aluno de Iniciação Científica: Laura Rosalia Sloboda Alves Lopes dos Santos (PIBIC/CNPq)
Curso: Ciências Sociais (M)
Orientador: Emerson Urizzi Cervi
Departamento: Ciências Sociais
Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Área de Conhecimento: 70903000
RESUMO
O interesse evidente no que concerne a existência do vínculo entre a pauta dos meios de comunicação de massa e o que se torna efetivo na sociedade, é uma hipótese notoriamente adotada em análises clássicas da Comunicação Política. A partir do pressuposto de que o debate público e os meios de comunicação possuem uma integração intencional, provenientes da modulação de conceitos como o Agendamento e o Enquadramento, objetiva-se neste trabalho observar enquanto tema a coerência no que foi anunciado pelo jornal Gazeta do Povo no período de campanha da Eleição Municipal da Cidade de Curitiba e o que foi, de fato, o resultado pós-pleito. Aquilo que foi sugerido reportagens internas do jornal fora comprovado no resultado real das urnas? O candidato com maior visibilidade nas informações colhidas foi aquele com maior número de votos? E estes mesmos concorrentes que na eleição obtiveram expressiva participação, foram aqueles cujas avaliações foram mais positivas em suas citações? Os meios de comunicação cumprem papel fundamental na propagação de informações sobre política, ajudando assim para que o debate público seja o mais equilibrado possível, porém na eleição de 2012 verificou-se inclinação sucinta do jornal para com determinado candidato,sendo este o vencedor da disputa, além de este mesmo meio de comunicação disponibilizar diferente visibilidade para concorrentes provenientes de partidos notórios e para aqueles de partidos marginais. Utilizou-se o método quantitativo, após análise dos dados empíricos coletados nas publicações de julho a outubro/2012 e o resultado pós-disputa, para promover a comparação entre o que era previsto e o que de fato ocorreu na tratada eleição municipal, a fim de obter assim os resultados sobre a visibilidade dada aos candidatos e qual a qualidade da mesma, ou seja, se foram elas valorativamente coesas com o resultado das eleições ou distinguiram-se das escolhas dos eleitores. Observando compatibilidade entre os ditos favoritos tornarem-se os melhores colocados na votação, a hipótese inicial de que a relação entre a mídia e o debate público, ocorrido em período que antecede o voto, fica claramente perceptível, já que o candidato Fruet recebera avaliação positiva superior a todos os demais concorrentes. Além de concluir que os mesmos dois primeiros colocados foram aqueles com maior número de citações, o que deixa evidente que ser melhor acomodado em publicações de larga escala, como é o caso da Gazeta do Povo, maior jornal da capital acaba por significar ter também melhor colocação no resultado geral das eleições.
Palavras-chave: Mídia Impressa, Debate Eleitoral, Eleições Municipais