ELEIÇÃO E MÍDIA: UMA ANÁLISE DA COBERTURA ELEITORAL PARA A PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA EM 2012 A PARTIR DO PORTAL ELETRÔNICO GAZETA DO POVO
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Aluno de Iniciação Científica: Anne Caroline Pellizzaro (Pesquisa voluntária)
Curso: Ciências Sociais (M)
Orientador: Emerson Urizzi Cervi
Departamento: Ciências Sociais
Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Área de Conhecimento: 70903000
RESUMO
Os meios de comunicação desempenham um importante papel na sociedade, pois constituem um espaço capaz de promover o debate público e distribuir as informações de maneira rápida e eficiente. E ainda representam uma ferramenta necessária para o repasse de informações durante as campanhas eleitorais. Considerando a necessidade de informações cada vez mais rápidas e atualizadas, a internet se transforma num instrumento que merece ser objeto de análise, principalmente no que concerne aos portais eletrônicos geralmente vinculados a grandes Jornais Impressos. Os portais eletrônicos ganham cada vez mais espaço entre os meios de comunicação de massa em razão da velocidade em que as informações são transmitidas. Ressalta-se ainda que os portais eletrônicos, em sua maioria, possibilitam o compartilhamento das notícias através das redes sociais, demonstrando novamente a capacidade que os portais oferecerem em transmitir as informações a um número maior de leitores. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é a análise de um dos meios de comunicação de larga utilização que é o Portal Eletrônico vinculado ao Jornal Gazeta do Povo, durante os meses de julho a outubro, para as eleições à Prefeitura Municipal de Curitiba, no ano de 2012. A pesquisa pretende responder as seguintes perguntas: Qual a cobertura feita pelo Portal Gazeta do Povo durante o período eleitoral? Qual o enquadramento e a abordagem dada às notícias sobre as eleições e os candidatos à Prefeitura Municipal de Curitiba no Portal Eletrônico da Gazeta do Povo? Qual a visibilidade dos principais candidatos à prefeitura na cobertura do portal? A hipótese é que o espaço e a visibilidade dado aos candidatos são distintos. O método utilizado foi o quantitativo, sendo utilizados como parâmetros para a pesquisa os meses de julho a outubro de 2012. Os resultados preliminares demonstram que houve 246 chamadas contendo ao menos o nome de um dos candidatos às eleições municipais, 85% das chamadas foram noticiadas nos dias da semana, 65% das chamadas apresentava texto e imagem, 89% das chamadas neste período versaram sobre o tema campanha eleitoral, outras variáveis serão analisados no decorrer da pesquisa, podendo haver alguma alteração nos dados até então apresentados.
Palavras-chave: Opinião Pública, Portal Eletrônico, Eleição Municipal