MÍDIA E ELEIÇÕES PARA PREFEITO EM 2012: UMA COMPARAÇÃO ENTRE ELEIÇÕES EM CURITIBA E PONTA GROSSA E NOTICIAMENTO DAS MESMAS EM JORNAIS IMPRESSOS

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Aluno de Iniciação Científica: Adriano Guadagnin (PIBIC/CNPq)

Curso: Ciências Sociais (M)

Orientador: Emerson Urizzi Cervi

Departamento: Ciências Sociais

Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Área de Conhecimento: 70900000


RESUMO

Os fatos da política são transmitidos à população preferencialmente através dos meios de comunicação. É raro que o público tenha contato pessoal com os políticos ou presencie pessoalmente fatos de campanha. A mídia é um intermédio entre o povo e a política que está quase sempre presente, levando os eventos aos olhos do cidadão comum. É natural se pensar, nestas condições, que há relação entre o noticiamento dos fato da política e o imaginário que o povo tem sobre a política, por mais inexata que seja esta relação. Os meios jornalísticos, por assim dizer, teriam a parcial capacidade de formar a visão e opinião do leitor. Se apresenta como possibilidade, também, que os jornais sejam influenciados pelo público. Isto ocorreria devido à adequação daquilo que é noticiado pelos meios midiáticos com a opinião pública, tendo esta adequação o objetivo de conquistar maior número de leitores. Independentemente de se saber se os jornais influenciam o povo ou o povo os jornais, esta pesquisa tem como objetivo comparar as intenções de voto nas eleições de 2012 para prefeito com o noticiamento dos candidatos. Para isso, a quantidade de votos que cada um dos candidatos recebeu será confrontada com o nível de visibilidade que os mesmos obtiveram nos jornais impressos Gazeta do Povo, Metro, Diário dos Campos e Jornal da Manhã Os posicionamentos das reportagens nas quais os candidatos apareceram, ou, se estes foram retratados positiva ou negativamente, também é um fator que será levado em conta. Esta comparação há de ser realizada à partir de uma coleta de dados feita pelo grupo de comunicação política e opinião pública da UFPR entre os meses de julho e novembro de 2012. Uma relação encontrada pela pesquisa foi a de que os candidatos mais votados apareceram mais nos jornais, de forma que houve relação entre visibilidade e inenção de voto. Uma outra conclusão obtida à partir da análise foi a de que houve parcialidade em Ponta Grossa, ou seja, jornais favoreceram candidatos específicos.

Palavras-chave: Eleições 2012, Prefeitura, Mídia