O PAPEL DOS PEDAGOGOS NAS PRODUÇÕES DAS PRÁTICAS DE PROFESSORES NA ESCOLA ATUAL
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Aluno de Iniciação Científica: Andrea Alessandra Ielen (PIBIC/CNPq)
Curso: Pedagogia (N)
Orientador: Regina Cely de Campos Hagemeyer
Departamento: Planejamento e Administração Escolar
Setor: Setor de Educação
Área de Conhecimento: 70805008
RESUMO
O presente projeto focaliza a função dos pedagogos da escola pública, para evidenciar até que ponto os pedagogos contribuem para as práticas docentes, considerando as aquisições básicas da escolarização e aquelas necessárias às mudanças contextuais que e refletem nos sujeitos da escola, e exigem processos qualitativos de organização do trabalho pedagógico. Esse objetivo implicou em estudos sobre o tema, para contextualizar o papel histórico da formação dos pedagogos, realizados com base em Hagemeyer, Giroux, Gimeno, Pimenta, Libâneo, entre outros. Levou-se em conta, as discussões das categorias clarificadas na concepção da nova proposta do Curso Pedagogia da UFPR (2008), que aprofundou a concepção de Pedagogo Unitário, elaborada a partir de revisões e discussões sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Pedagogia (2005). Para a investigação de campo, foram selecionados pedagogos de escolas públicas, que desenvolvessem boas práticas, para pesquisar sua atuação e dimensionar concepções e práticas como pedagogos. A pesquisa qualitativa, com base em Lüdke e André (1986),foi realizada com entrevistas a partir de questionário semi estruturado. A análise de dados foi realizada considerando os autores anunciados e nas categorizações dos aspectos comuns encontrados, identificou-se a função do pedagogo de mediador entre a proposta pedagógica e suas concepções e os professores, de maneira a construir para práticas docentes qualificadas no cotidiano escolar. Verificou-se grande comprometimento de boa parte dos entrevistados, o conhecimento revelado e as iniciativas que empreendem para a superação dos problemas pedagógicos e de organização do trabalho escolar, buscando pela formação dos professores, a compreensão sobre as necessidades dos alunos nos processos de ensino e formação. Os pedagogos expressaram entraves estruturais como o excesso de burocracia aos profissionais da escola, o desempenho de funções que transcendem às suas, a presença de poucos profissionais professores e pedagogos, o que desestrutura o trabalho pedagógico. O perfil identitário, como decorrência da formação recebida apontou questões como: o caráter mercantil da formação; a formação de profissionais que não conhecem o seu papel pedagógico e intelectual; o distanciamento entre o teórico e o prático na formação acadêmica. Foi possível sobretudo identificar referenciais que contribuem para a ressignificação da formação e práticas dos pedagogos, na compreensão e empreendimento de uma proposta escolar democrática e que considere os novos processos culturais do contexto contemporâneo .
Palavras-chave: Funções dos Pedagogos, Práticas de Professores, Escola Pública Atual