PESQUISA E PRODUÇÃO DE PROCESSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS EM CIÊNCIAS PARA A APLICAÇÃO EM ESCOLAS DO PROUCA: O SISTEMA DIGESTÓRIO
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Aluno de Iniciação Científica: Rafael de Oliveira Fratoni (IC-Voluntária)
Curso: Ciências Biológicas (M)
Orientador: Ruth Janice Guse Schadeck
Co-Orientador: Márcia Helena Mendonça
Colaborador: Thiago Bodruk, Flávia Sant'Anna Rios, Bruno Reis Martins
Departamento: Biologia Celular
Setor: Setor de Ciências Biológicas
Área de Conhecimento: 70804036
RESUMO
A cada dia novos produtos tecnológicos passam a fazer parte de quase todos os momentos de nossas vidas. Chegamos ao ponto em que se tornou quase impossível nos imaginar em um mundo desprovido de objetos eletrônicos. Dentre estes Gadgets, como são conhecidos, surgem as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), meios que nos permitem maior acesso à informação e também uma melhor comunicação. Com a educação não é diferente. Cada vez mais vem se tornando evidente a necessidade da utilização de diferentes mídias no processo de ensino-aprendizagem e as novas TIC configuram fortes ferramentas para tal. Projetos como o Programa Um Computador por Aluno (PROUCA), que disponibiliza computadores portáteis para estudantes de escolas públicas, são iniciativas governamentais que visam possibilitar a todos os alunos a inclusão digital e melhoria do ensino/aprendizagem. Estas tecnologias proporcionam aos educandos novas linguagens no que se refere ao contato com o conteúdo a ser estudado, tendo a interatividade e o apelo dos diferentes sentidos como pontos fortes. Neste trabalho, o objetivo é a construção de um artefato virtual sobre o corpo humano, com ênfase no Sistema Digestório, tendo como finalidade a melhoria do aprendizado em Ciências e Biologia através da interatividade e do estímulo à curiosidade. Na construção do artefato, os programas Adobe Illustrator CS5.1 e Adobe Flash CS5.5 foram utilizados para confecção das imagens e das animações, respectivamente. O Sistema Digestório (escolhido em uma tela inicial com alguns dos sistemas do corpo humano) inicia com uma tela em que mostra a localização dos órgãos no corpo. Estes órgãos funcionam como botões, que conduzem a conjuntos de telas sobre cada um deles. Entre os atrativos nestas telas, estão outros botões que permitem ao usuário a interatividade com imagens, animações e textos sobre os diversos componentes do Sistema Digestório. É preciso entender, contudo, que este tipo de artefato virtual não deve ser visto como algo para substituir o material didático tradicional, como os livros, e muito menos a figura do professor. Programas como o aqui apresentado configuram-se como novas ferramentas para a complementação das já existentes.
Palavras-chave: Células, Material Didático Virtual, Interatividade