PESQUISA E PRODUÇÃO DE PROCESSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS EM CIÊNCIAS PARA APLICAÇÃO EM ESCOLAS DO PROUCA
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Aluno de Iniciação Científica: Mariana Machado Pereira (PIBIC/CNPq)
Curso: Ciências Biológicas (M)
Orientador: Ruth Janice Guse Schadeck
Co-Orientador: Márcia Helena Mendonça
Colaborador: Aline Dartora, Thiago Bodruk
Departamento: Biologia Celular
Setor: Setor de Ciências Biológicas
Área de Conhecimento: 70804036
RESUMO
Pesquisas têm demonstrado que o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) afeta positivamente o processo de aprendizagem. É consenso que recursos visuais são estímulos importantes para apropriação efetiva do conhecimento relacionado à biologia. Considerando que cada vez mais o desenvolvimento cognitivo está sendo mediado por dispositivos tecnológicos que ajudam a ampliar o potencial humano, as TICs passam a ser importantes recursos didático-pedagógicos. A estrutura celular é tema de grande complexidade e exige considerável abstração. Geralmente os alunos aprendem sobre os diferentes tipos de células com base apenas em desenhos estáticos que não representam a dinamicidade dos eventos biológicos. Neste cenário, os fenômenos celulares, apresentados por meio de vídeos ou animações, representam alternativas para envolver o estudante de maneira interativa com o objeto de estudo neste caso. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma mídia interativa que possibilite a observação de uma célula com animações das etapas da respiração celular realizadas pela mitocôndria. As imagens das etapas da respiração celular foram realizadas no programa Adobe Illustrator e as animações no programa Adobe Flash, através de interpolações de movimento. Para as cenas e botões os comandos foram escritos na linguagem Action Script de programação. Neste plano de trabalho, as estruturas da mitocôndria e sua principal função, a respiração celular, foram animados através de um artefato virtual. A tela inicial apresenta a mitocôndria no citoplasma. Ao clicar sobre o a organela, o usuário entra nas etapas da respiração celular começando com uma animação sobre a glicólise. Nesse processo ocorre a quebra de uma molécula de glicose em duas moléculas de piruvato. Na sequência, o piruvato formado segue para a próxima etapa da respiração celular que ocorre já no interior da mitocôndria, o ciclo de Krebs. Nesta via metabólica, a partir do piruvato obtêm-se a acetil-CoA e após uma série de reações enzimáticas há produção de ATP (adenosina trifosfato). Após o ciclo tem lugar a última etapa da respiração celular, a cadeia respiratória, que ocorre ao nível da membrana mitocondrial interna e envolve o espaço intermembranas da organela resultando em mais moléculas de ATP e também moléculas de água. A elaboração deste artefato tem como base o conteúdo programático do ensino médio e sua aplicação no Colégio Estadual Gottlieb Mueller contribuirá para a avaliação de sua qualidade e eficácia.
Palavras-chave: Aprendizado, Tecnologias na Educação, Mitocôndria