PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DO PROUCA: APRENDENDO O SISTEMA CARDIOVASCULAR

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Aluno de Iniciação Científica: Gabriel Pizzatto Rudey Crovador (PIBIC/CNPq)

Curso: Medicina (MT)

Orientador: Ruth Janice Guse Schadeck

Co-Orientador: Márcia Helena Mendonça

Colaborador: Rafael Fratoni, Thiago Bodruk

Departamento: Biologia Celular

Setor: Setor de Ciências Biológicas

Área de Conhecimento: 70804036


RESUMO

As mudanças sociais ocorridas nas últimas décadas definiram um modo de vida que é baseado na introdução cada vez maior de tecnologias no cotidiano. No entanto, na área educacional, especialmente nas camadas mais desprovidas da população, a inclusão dos meios digitais para o ensino/ aprendizagem ainda é insuficiente. Nesse sentido, o PROUCA (Projeto um computador por aluno), do Governo Federal, tenta suprir a necessidade dos alunos do acesso a novas tecnologias e fontes de aprendizado. Porém, um grande entrave é a carência de materiais didáticos virtuais específicos para o ensino de ciências e biologia . Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma mídia interativa sobre o sistema cardiovascular. O material foi concebido e desenvolvido em Adobe Flash e Adobe Illustator de forma totalmente inédita e original. A escolha de ilustrações e conteúdos baseou-se na relação de conteúdos programáticos do ensino fundamental e médio, conforme apresentada em livros especializados. No caso de novos métodos de abordagem de ensino, a qualidade da interação da mensagem entre o interlocutor e o receptor foi considerada de extrema importância, fato pelo qual todo o planejamento de funções gráficas e interatividade foram baseados nos quatro princípios do design gráfico: repetição, contraste, proximidade e alinhamento (WILLIAMS, Robin), visando tornar a navegação mais agradável e intuitiva aos alunos. O material é composto de um menu principal, no qual o aluno pode escolher as opções de navegação desejada, sendo redirecionado a um sub menu. Dentro de cada sub menu, o aluno encontrará informações sobre várias áreas do conhecimento relacionadas ao sistema cardiovascular: anatomia, fisiologiae patologia. Cada página do artefato apresenta uma animação referente ao assunto abordado, acompanhada pelo respectivo texto explicativo. Pretende-se aplicar o produto final nas escolas do PROUCA utilizando-se um método de avaliação do material, tanto por alunos quanto por professores. A avaliação será realizada no intuito de verificar a adequação do conteúdo ao nível dos estudantes, grau de compreensão do conteúdo apresentado, facilidade de navegação e qualidade gráfica. As atividades de produção do material contribuem para a formação acadêmica do aluno de graduação, ajudando-o no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e tornando-o mais próximo da realidade da população não-acadêmica e suas reais necessidades. A integração entre a academia e a população, nesse sentido, reforça ainda mais os três pilares universitários: o ensino, a pesquisa e a extensão.

Palavras-chave: Aprendizado, Tecnologias na Educação, Sistema Cardiovascular