LETRAMENTO LITERÁRIO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Aluno de Iniciação Científica: Mariane de Souza de Assis (IC-Voluntária)
Curso: Letras - Francês (N)
Orientador: Elisa Maria Dalla-Bona
Colaborador: Érica Rodrigues
Departamento: Teoria e Prática de Ensino
Setor: Setor de Educação
Área de Conhecimento: 70804001
RESUMO
Esta pesquisa se justifica pela necessidade de assessorar as professoras de Língua Portuguesa e da sala de apoio das duas turmas de sexto ano do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual João Gueno, da cidade de Colombo. As professoras constatam grandes limitações dos alunos com a leitura e a escrita literária. As ações da pesquisa consistem em auxiliar as professoras a planejar atividades, no acompanhamento e avaliação das atividades e a análise das produções textuais dos alunos, com vistas à formação do leitor e do aluno-autor do texto literário. Objetiva-se criar as condições para provocar a fruição, o desejo e o prazer de ler nos alunos, por meio da leitura na sala de aula e empréstimo de livros para que leiam em casa. Na sala de aula os alunos passarão a encontrar espaço de troca de ideias, divulgação e debate sobre o que leram. A principal estratégia para a interpretação dos textos será assegurar o debate, a possibilidade dos alunos emitirem opiniões e sentimentos sobre o que leram, chegando ao sentido profundo do texto baseados em argumentos literários, artísticos e estéticos. Para que o aluno se sinta capaz de escrever seus próprios textos literários investir-se-á na formação do aluno-autor ao conhecer os diferentes gêneros literários, ao estabelecer a intertextualidade, ao aprender a planejar seu texto antes de escrevê-lo, ao aprender a criar efeitos no seu texto com a intenção de provocar o leitor, ao identificar nos textos que lê a sua arquitetura e passe a associar a escrita à reescrita como processos indissociáveis para o aprimoramento do texto. Iniciada em fevereiro de 2013, a pesquisa já apresenta alguns resultados como implementação de horários periódicos de reuniões com as professoras que as têm sensibilizado para o trabalho de formação do leitor e do aluno-autor, criação do horário de leitura literária em sala de aula, criação da "poetoteca" para ampliar o repertório dos alunos, desenvolvimento de estratégias de familiarização dos alunos com textos poéticos que exijam um nível mais alto de reflexão e os desafiem.
Palavras-chave: Letramento Literário, Ensino Fundamental, Aluno-Autor