PERFIL DO DOCENTE FRENTE AO ÍNDICE DE CONDIÇÕES DO PROFESSOR

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Aluno de Iniciação Científica: Andrea Polena (Outro)

Curso: Pedagogia (M)

Orientador: Andréa Barbosa Gouveia

Departamento: Planejamento e Administração Escolar

Setor: Setor de Educação

Área de Conhecimento: 70803013


RESUMO

Este trabalho visa apresentar o perfil pessoal e de formação do professor brasileiro e analisar as condições de trabalho destes professores a partir do Índice de Condições do Professor (ICP) do Ensino Fundamental das séries iniciais e finais da rede Municipal e Estadual de ensino na série histórica de 2007, 2009 e 2011. Para isso foram utilizados os dados do questionário de contexto do professor da Prova Brasil, um dos instrumentos de avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Este questionário é preenchido pelo professor de Língua Portuguesa e Matemática de todas as turmas de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental regular (em regime de 8 anos) e de 5º e 9º anos (em regime de 9 anos) de escolas públicas, localizadas em zona urbana e rural, desde que possuam pelo menos 20 alunos nas séries/anos avaliados. Para elaboração do perfil do professor foram selecionadas questões referentes a sexo, idade, etnia e escolarização (incluindo pós-graduação). Para cálculo do ICP foram utilizadas questões que compõem quatro índices parciais, sejam eles, Escolaridade Total do Professor, compostas pelo nível de escolaridade (até a graduação) e modalidade de cursos de pós-graduação; Experiência; Situação Trabalhista; e, Salário por hora, composto pelo salário bruto e carga horária semanal na escola. Cada variável parcial possui peso diferenciado tendo, Salário por hora peso 5, experiência peso 3 e as demais peso 1. Os resultados demonstram que o perfil do professor brasileiro tem se alterado de forma discreta prevalecendo os docentes de sexo feminino, autoidenficados como brancos, com idade entre 30 e 49 anos, com ensino superior completo e destes, no ano de 2011, 50,8% possuem especialização de no mínimo 360 horas. Quanto ao ICP pode-se observar que o sexo feminino tem melhores condições que o masculino, que as condições de trabalho melhoram à medida que aumenta a idade e que as melhores condições se encontram na etnia branca. Observa-se também que os professores com curso de Pedagogia ou Normal superior tendem a ter um menor ICP em relação aos professores com formação em outros cursos superiores, inclusive nos anos iniciais, onde eles são maioria. No geral o ICP indica que as condições de trabalho nos anos finais são relativamente melhores que nas iniciais e que a rede estadual se sobressai ante a rede municipal.

Palavras-chave: Indicadores Educacionais, Perfil Docente, Índice de Condições de Qualidade