RACISMO E AÇÕES AFIRMATIVAS: DESEMPENHO DOS ESTUDANTES COTISTAS RACIAIS NA UFPR

1258

Aluno de Iniciação Científica: Juliana Sara dos Santos Domiciano (Pesquisa voluntária)

Curso: Psicologia (MT)

Orientador: Rosa Amalia Espejo Trigo

Departamento: Teoria e Fundamentos da Educação

Setor: Setor de Educação

Área de Conhecimento: 70801061


RESUMO

O objetivo da pesquisa é fazer uma analise de como a questão do racismo e a legitimação de ações afirmativas tem repercussão no percurso acadêmico dos universitários cotistas da UFPR. Considerando que o racismo esta sempre se modificando, decorrente das condições sócio-históricas e das apropriações materiais e simbólicas em jogo esta pesquisa visa identificar as formas de racismo que os estudantes cotistas da universidade estão sujeitos dentro da academia e a repercussão na vida e desempenho acadêmico dos mesmos, seja pelo enfrentamento ou construção de sua identidade. Considerou-se como primeiro passo metodológico O primeiro período do projeto de pesquisa consiste em um levantamento teórico sobre o racismo remontando questões históricas e ideológicas, suas principais origens, e a classificação tomada como científica da relação indissociável entre caracteres físicos e comportamentos. Um segundo momento metodológico considerou a aplicação de entrevistas semi-estruturadas aplicadas aos alunos, professores e servidores da UFPR. A finalização da pesquisa consistirá na análise e conclusões dos dados coletados visando em demonstrar como pode ser avaliado o desempenho dos cotistas e definir elencar as formas como essas práticas de racismo são expostas, além de verificar a repercussão do racismo nos universitários cotistas raciais. Para além de questões meramente históricas, o levantamento teórico é constituído através do entendimento do racismo como construção ideológica que é defendida por inúmeros filósofos do período iluminista e argumentada ideologicamente nos dias de hoje. A análise será feita a partir de históricos escolares enviados pelos alunos e entrevistas realizadas com estes para uma analise qualitativa e de discurso. Sabe-se que o racismo não é uma questão inexistente como ainda paira no imaginário popular, que defende a questão da democracia racial e miscigenação, mas passa como um processo mascarado seja nas atitudes ou na própria ideologia. O levantamento teórico sobre a historia da legitimação do racismo é de suma importância para que seja evidenciado a mudança que esse processo sofreu, passando de uma demonstração aberta de preconceito e discriminação para práticas encobertas e mascaradas que embora com diferenças representam uma mesma significação.

Palavras-chave: Racismo, Cotistas Raciais, Ações Afirmativas