CONTEÚDO ESTRUTURANTE FILOSOFIA POLÍTICA: ANÁLISE E PROPOSIÇÃO A PARTIR DOS LIVROS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA APROVADOS PELO PNLD E LDP

1253

Aluno de Iniciação Científica: Roberson Leite de Melo (Pesquisa voluntária)

Curso: Filosofia (Bacharelado com Licenciatura Plena) (N)

Orientador: Geraldo Balduino Horn

Departamento: Teoria e Prática de Ensino

Setor: Setor de Educação

Área de Conhecimento: 70801002


RESUMO

Atualmente, muitos pesquisadores vêm se dedicando a investigação da qualidade das coleções dos livros didáticos, denunciando suas deficiências e apontando possíveis soluções para melhoria de seu conteúdo e consequentemente de sua qualidade. E, apesar disso, os livros didáticos continuam apresentando problemas na apresentação e na abordagem de seu conteúdo. Por outro lado, os professores da educação básica têm recusado cada vez mais adotar os livros didáticos na forma como concebidos e disseminados pelos autores e editoras, fazendo constantemente adaptações das coleções, na tentativa de moldá-las à sua realidade escolar e às suas convicções pedagógicas e acabam por "reconstruir" o livro didático adotado. Assim, o presente trabalho pretende fazer um levantamento do conteúdo estruturante de Filosofia Política que constam nos livros didáticos públicos de Filosofia aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e pelo Estado do Paraná (LDP), com o objetivo de avaliar as abordagens, conceitos, linguagem, metodologia e outros mecanismos de apresentação do tema. Procurando, em resumo, analisar se tais livros criam condições para estimular a capacidade dos estudantes de pensarem a política e compreendê-la como parte da sociedade e do país em que vivem. A hipótese levantada é de que os livros didáticos de Filosofia não apresentam um conteúdo que desperte a atenção do aluno devido a ausência da disciplina durante décadas nos currículos escolares, isso levou a um afastamento entre o conhecimento acadêmico e o saber escolar. A metodologia utilizada nesta pesquisa consistirá basicamente numa revisão bibliográfica que englobe as principais investigações pertinentes ao assusto, bem como a realização de um fichamento e análise dos livros didáticos de Filosofia do Ensino Médio (o Livro Didático Público do estado do Paraná e os três livros aprovados pelo PNLD).

Palavras-chave: Livro Didático, Filosofia Política, PNLD