ANÁLISE DAS POLÍTICAS E PRÁTICAS DE LETRAMENTO DE ESTUDANTES SURDOS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA
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Aluno de Iniciação Científica: Luana Pizolato Benelli (IC-Voluntária)
Curso: Pedagogia (M)
Orientador: Sueli de Fátima Fernandes
Colaborador: Renata Manczur Torres, Rodrigo Basílio da Silva
Departamento: Teoria e Fundamentos da Educação
Setor: Setor de Educação
Área de Conhecimento: 70801002
RESUMO
O projeto intitulado "Análise das Políticas e Práticas de Letramento de Estudantes Surdos do Ensino Médio Público de Curitiba e Região Metropolitana" tem como objetivos sistematizar e divulgar dados relativos à escolarização de estudantes surdos incluídos em escolas do ensino médio da rede pública de Curitiba e Região Metropolitana, analisando aspectos político-pedagógicos envolvidos em sua trajetória escolar e níveis de letramento em língua portuguesa. Parte-se do pressuposto que esses estudantes surdos sejam bilíngues, ou seja, usam a Língua Brasileira de Sinais Libras e o Português, esta como segunda língua. Nesta etapa da pesquisa, foi analisado corpus constituído de 840 textos, oriundos da coleta de dados nos estabelecimentos de ensino, os quais foram sistematizados em três eixos: (I) textos que demonstram autonomia na escrita, ainda que com cópias de fragmentos do texto-base; (II) textos com cópia total ou parcial dos textos-base e (III) textos não adequados à proposta em relação ao gênero e conteúdo propostos. Para subsidiar a análise foram realizados estudos teórico-metodológicos relativos à educação bilíngue para surdos no contexto das políticas de inclusão e, especificamente, características da produção escrita de estudantes surdos (FERNANDES, 2006, 2011). As variáveis consideradas para análise da efetividade dos programas de bilinguismo para surdos levaram em conta o ensino de qualidade, o direito da mediação do intérprete em sala de aula e ao atendimento educacional especializado e a plena comunicação, em Libras e língua portuguesa. Os resultados parciais identificaram precários níveis de letramento dos estudantes, uma vez que os textos revelam apropriação elementar de aspectos formais da escrita, de leitura e interpretação de texto. Esses resultados revelados na análise do corpus estariam motivados pela carência de experiências linguísticas significativas com a Libras como língua materna, no ambiente familiar e na infância, além da inexistência da Libras ser a língua mediadora nas situações de interação e aprendizagem no contexto escolar. Nesse sentido identificar o perfil de estudantes surdos, bem como os níveis de letramento atingidos em Libras e língua portuguesa, constitui ponto de partida para o redimensionamento de projetos pedagógicos na educação básica. Conclui-se que a inclusão de estudantes surdos está em processo e o maior desafio do sistema educacional é consolidar o acesso a Libras como língua materna, na infância e o ensino de português como segunda língua aos estudantes surdos.
Palavras-chave: Educação, Bilinguismo, Letramento