RELAÇÕES RACIAIS EM DISCURSOS MIDIÁTICOS QUE CIRCULAM EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA
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Aluno de Iniciação Científica: Isabella Sacramento da Silva (PIBIC-AF/FA)
Curso: Pedagogia (M)
Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva
Departamento: Teoria e Fundamentos da Educação
Setor: Setor de Educação
Área de Conhecimento: 70801002
RESUMO
A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de médio porte, que atende aproximadamente 500 alunos (as) nos períodos da manhã e tarde no bairro Cajuru em Curitiba/PR. O estudo volta-se às práticas pedagógicas da implementação do artigo 26A da LDB 9394/96 (modificado pelas Leis 10.639/03 e 11.645/08) que dispõe sobre educação das relações étnico-raciais. Buscamos, registramos e estudamos todo e qualquer documento ou material midiático relacionado às questões da promoção da igualdade racial. Além da análise documental realizamos pesquisa de cunho etnográfico, que nos possibilitou verificar a dificuldade de muitos educadores em trabalhar com práticas pedagógicas relacionadas à educação das relações étnico-raciais nas salas de aula. A pesquisa voltou também o foco aos discursos midiáticos que circulam na escola, tendo por objetivo analisar possíveis formas de hierarquização entre personagens brancos(as) e negros(as). Observou-se a forte presença de uma "estética ariana" e de uma "branquidade normativa", o branco como padrão de humanidade, no material midiático e pedagógico que circulou na escola no período de nossa permanência. Na busca de materiais midiáticos que são utilizados nas práticas pedagógicas foram identificados somente gibis, pôsteres de publicidade e livros de literatura infanto-juvenil. Na escola há uma biblioteca em que os alunos são incentivados a leitura mas nenhum dos livros encontrados faz menção à diversidade étnico-racial, o que indica que esta temática fica ausente do trabalho com literatura. Também existe uma prateleira com bolsas de livros temáticas para serem utilizados em sala pelas(os) professoras(es). Entre elas está uma denominada "África" que, segundo relato de duas professoras, raramente é utilizada e os alunos não têm acesso direto à mesma. A instituição ainda conta com materiais fornecido pela Programa Cor da Cultura, o qual, segundo os relatos, só é trabalhado em blocos temáticos próximos ao mês de novembro devido, ao Dia da Consciência Negra. Identificamos vários materiais que poderiam ser trabalhados de diferentes formas durante todo o ano letivo sobre cultura e história afro-brasileiras. Porém não há equipe disciplinar ou grupo que efetive estas atividades, fazendo com que as práticas pedagógicas de educação das relações étnico-raciais sejam escassas.
Palavras-chave: Racismo, Mídia, Educação