RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA E OS IMAGINÁRIOS E MEMÓRIAS DOS ALUNOS E ALUNAS SOBRE A POPULAÇÃO NEGRA NO LIVRO DIDÁTICO
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Aluno de Iniciação Científica: Solange Aparecida Rosa (PIBIC/CNPq)
Curso: Pedagogia (M)
Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva
Co-Orientador: Tânia Mara Pacifico
Departamento: Teoria e Fundamentos da Educação
Setor: Setor de Educação
Área de Conhecimento: 70800006
RESUMO
A pesquisa está sendo realizada em duas escolas públicas de Curitiba, com turmas do 5º ano do ensino fundamental. Uma das escolas está localizada numa região periférica e atende famílias das classes populares e outra numa região central que atende famílias de classe média a média alta. Em paralelo à pesquisa de campo foi realizado um levantamento bibliográfico sobre educação e relações étnico-raciais. Foram localizadas teses e dissertações, no Banco de Teses da CAPES e no Banco Digital de Tese e Dissertações do IBICT, compondo conjuntamente com equipe de trabalho amplo levantamento em artigos e livros. Desse levantamento foram selecionadas pesquisas para leitura e discussão teórico metodológica, especialmente os que tratavam de educação e infância e implementação da Lei 10639/02003. Nas escolas observaram-se as práticas pedagógicas que contribuem para a implementação do artigo 26 A da LDB (modificado pela Lei 10.639/2003 e 11.645/2008) observando o ambiente escolar desde a sua estrutura física, material didático e paradidático, mídia veiculada na escola, representação visual (cartazes, murais), acervo da biblioteca e, principalmente, práticas pedagógicas e formação docente em relação à temática étnico racial e ainda os discursos dos professores/as e alunos/as e comunidade escolar sobre o assunto. O foco da pesquisa foi o livro didático e o trabalho consistiu no levantamento de informações sobre o processo de escolha dos livros no PNLD; sobre o uso dos livros pelas professoras/os; observação em sala de aula da interpretação, pelos/as alunos/as, das mensagens dos livros de Língua Portuguesa em sala de aula; rememoração de imagens e representações sobre a população negra em livros didáticos pelos/as alunos/as (procedimentos similares ao desenvolvidos na dissertação de Teixeira, 2006).
Palavras-chave: Relações Raciais, Livros didáticos, Práticas Pedagógicas