POESIA QUE SE LÊ NA ESCOLA DE 2º GRAU NOS ANOS 1970 E 1980

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Aluno de Iniciação Científica: Rebeca Pinheiro Queluz (IC-Voluntária)

Curso: Letras - Inglês ou Português com Inglês (M)

Orientador: Suzete de Paula Bornatto

Departamento: Teoria e Prática de Ensino

Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Área de Conhecimento: 70800006


RESUMO

A partir do projeto "Poesia que se lê na escola", que estuda historicamente o repertório de textos poéticos em livros didáticos de português e suas relações com os contextos literário/cultural e educacional brasileiros entre as décadas de 1950 e 1980, escolheu-se investigar os (as) autores (as) e os textos canônicos que aparecem em quatro coleções de circulação comprovada. A seleção se deu a partir do acervo da Biblioteca Pública do Paraná, de coleções do ensino de segundo grau das décadas de 1970 e 1980. Optou-se pelos seguintes títulos: Literatura e Linguagem (MEGALE & MATSUOKA) e Estudo Dirigido de Português (BENNEMAN & CADORE), da década de 1970 e Estudos de Literatura Brasileira (TUFANO) e Língua e Literatura (FARACO & MOURA), da década seguinte. O estudo se apoiou em autores como: Lins (1977), Coelho (1993), Lajolo (1999), Alves (2003), Abreu (2006), Calvino (2007), Batista (2009), entre outros. Foi comparada a seleção de autores e poemas presentes nas coleções a partir de tabelas a fim de compreender as permanências e as transformações de um período para o outro. O trabalho almejou ainda destacar os autores prestigiados nesses manuais escolares, procurando contextualizá-los. Foi investigada a questão do gênero (a proporção de autores e autoras) e as abordagens dos textos poéticos, ou seja, procurou-se verificar como a leitura e a interpretação são trabalhadas nesses manuais e quais os exercícios propostos. Como principais resultados, o estudo revelou que a grande maioria das poesias é do século XX, em seguida, vêm as poesias do século XIX. Apesar de as poesias serem contemporâneas, poucos poetas presentes nos manuais encontravam-se vivos quando os livros foram publicados. Observou-se que os autores com maior número de poemas nas coleções são: Gregório de Matos, Camões, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Cruz e Sousa e Casimiro de Abreu. Quanto à questão de gênero, descobriu-se que, ao todo, apenas 4% dos poemas foram produzidos por mulheres, sendo que as autoras encontradas nas coleções estudadas foram: Cecília Meireles, Violante do Céu, Ana Cristina César e Katia Bento. Além disso, constatou-se que aproximadamente 50% dos poemas são seguidos de exercícios. Percebeu-se como uma tendência geral que, de uma década para a outra, as questões de interpretação dos poemas continuaram superficiais, contribuindo pouco para a formação de um leitor proficiente. Entretanto, houve, de um período para o outro, um aumento considerável de textos poéticos para a leitura.

Palavras-chave: Livros Didáticos, Poesia, Décadas de 1970 e 1980