POESIA QUE SE LÊ NA ESCOLA PERÍODO DA DITADURA 1970

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Aluno de Iniciação Científica: Michelle Caroline Bulotas (PIBIC/UFPR-TN)

Curso: Letras - Espanhol ou Português com Espanhol (M)

Orientador: Suzete de Paula Bornatto

Departamento: Teoria e Prática de Ensino

Setor: Setor de Educação

Área de Conhecimento: 70800006


RESUMO

Essa pesquisa apresenta um estudo de poemas em livros didáticos de português (LDPs) publicados na década de 1970 a fim de compreender como esses textos são abordados para a leitura escolar, e se havia uma possível influência do período na seleção dos poemas. Para isso, identificamos os textos poéticos utilizados com maior frequência por autores de quatro coleções de livros didáticos de português: 1Comunicação atividades de linguagem (MATHIAS FERREIRA), 2Português no Colégio. Primeiro e Segundo Anos (LELLIS), 3Meu livro de português – A língua pelos textos (KURY) e 4Estudo Dirigido do Português, Língua e Literatura (BENEMANN & CADORE). Para discutir sobre literatura e escola, além de conceitos de manuais escolares, o estudo se apoiou em autores como: Osman Lins (1977), Marisa Lajolo (1999), José H. Pinheiro Alves (2003), Márcia Abreu (2006), entre outros. Os textos poéticos encontrados nas coleções selecionadas foram organizados em tabelas comparativas, para melhor identificar a seleção de textos e autores. Foi investigado se os poemas foram inseridos para resolução de exercícios gramaticais, para verificar como é feita a leitura e a interpretação desse gênero nos LDPs. Procurou-se ainda destacar se nos textos havia alguma referência explícita ao nacionalismo, como uma possível influência do período histórico de publicação dos livros. Como principais resultados, a pesquisa revelou que, ao todo, dos 163 poemas encontrados em todas as coleções, 61% eram seguidos de exercícios gramaticais, o que corrobora a análise de que geralmente a poesia é usada como pretexto somente para memorização de conteúdo gramatical; ou constituía mera leitura complementar. Em relação à seleção de autores, constatou-se que os que apresentavam maior frequência são: Olavo Bilac, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Antero de Quental, Augusto dos Anjos, Cecília Meireles e Gonçalves Dias, sendo que a maioria dos autores não estavam vivos no ano de publicação das coleções. Quanto à referência ao período ditatorial, descobriu-se que somente 4% das poesias traziam alguma menção explícita ao Brasil. Ou seja, aparentemente o contexto político e a censura do período não interferiram na literatura dentro da escola, pois já eram características dos LDPs anteriores a louvação à pátria e aos valores. Porém, o fato desse momento político passar despercebido dentro dos livros didáticos, pode indicar uma necessidade de conformação e de não questionamento.

Palavras-chave: Livros Didáticos, Poesia na Escola, Década de 1970 no Brasil