INVISIBILIZAÇÃO SOCIAL DO NEGRO NA HISTÓRIA DE CURITIBA: UMA ABORDAGEM CENTRADA NOS CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO BASICA

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Aluno de Iniciação Científica: Marco Aurélio Barbosa (PIBIC-AF/CNPq)

Curso: Ciências Sociais (M)

Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva

Departamento: Teoria e Fundamentos da Educação

Setor: Setor de Educação

Área de Conhecimento: 70800006


RESUMO

Esse trabalho tem por enfoque as discussões referentes a inclusão ou exclusão do negro nas representações sobre a cultura da cidade. A pesquisa tem por objetivo se debruçar sobre as forma de construção do imaginário sobre o negro em Curitiba, produzidos na atualidade. Tem como eixo de análise o currículo escolar, das Escolas de Educação Básica da Prefeitura de Curitiba. A abordagem leva em conta a primeira fase do ensino fundamental, já que este é lugar de socialização e introdução a História, na qual os indivíduos tem acesso ao conhecimento histórico, assim como constrói sua imaginação histórica. Esta abordagem se justifica na medida em que busca compreender os processos iniciais da formação de uma identidade curitibana, assim como, analisar como grupo e/ou sociedade pensa a si mesma. Busca estabelecer, se possível, qual a relação entre o aprendizado escolar de História e a construção de um imaginário sobre participação do negro na construção da identidade cultural e histórica de Curitiba, e seu papel na formação e/ou reforço de uma identidade europeia curitibana, tendo como objeto os currículos escolares, que podem evidenciar diversos discursos de exclusão e/ou ocultamento destes indivíduos na sociedade. Sendo assim, buscar conhecer a forma pela qual a sociedade se concebe ou pela qual foi concebida, tendo por base os Currículos de Educação Básica do Município de Curitiba, identificando os processos de legitimação que tornaram possível a exclusão e/ou ocultamento do negro da História de Curitiba. Inicialmente foi analisada a história da cidade tal como descrita no sitio oficial da Prefeitura de Curitiba, que enfatiza a imigração de "europeus" na formação da cidade. A seguir foram analisadas obras que tratam da história do Paraná e de Curitiba e a contradição entre a grande presença negra na história da cidade do século XIX e a interpretação dos historiadores de que a população negra foi pouco significativa na história da cidade. Numa escola de ensino fundamental a pesquisa analisa as interpretações dessa história a partir dos livros didáticos de história: sua escolha, seu uso e suas mensagens e no tratamento curricular à história de Curitiba. A pesquisa de iniciação científica teve início em março de 2013 e a coleta e análise de dados estão em processo de realização.

Palavras-chave: Relações Raciais, Negro, Currículo