O SABER AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR
1245
evinci/resumo_1245.html
Aluno de Iniciação Científica: Hellen Caroline Silva da Silveira (IC-Voluntária)
Curso: Pedagogia (M)
Orientador: Elisabeth Christmann Ramos
Departamento: Teoria e Fundamentos da Educação
Setor: Setor de Educação
Área de Conhecimento: 70800006
RESUMO
Pesquisas recentes apontam que não obstante a legislação vigente destacar a importância da educação ambiental nas instituições de ensino públicas e privadas em todas as disciplinas, e trabalhadas de forma interdisciplinar, desde a educação infantil até o ensino superior e a pós-graduação, as instituições de ensino em geral estão longe de colocar em prática esta exigência legal. A percepção desta lacuna motivou o presente trabalho que tem por objetivo investigar como e se as questões socioambientais e mais especificamente a Educação Ambiental tem sido trabalhadas nas diferentes disciplinas do curso de Pedagogia da UFPR, segundo a visão dos seus alunos. Visou também analisar se estes alunos se sentem preparados para atuar como profissionais da educação com relação às questões socioambientais como exige a legislação vigente. A inserção neste tema, fundamentada numa visão crítica da educação ambiental, apoia-se em autores que discutem o assunto, entre eles, Enrique Leff e Carlos F. Loureiro. Os dados, tratados por uma análise quali e quantitativa, foram coletados por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas, e aplicados aos alunos dos últimos anos do referido curso. A realidade encontrada mostra que a dimensão ambiental no processo de formação do educador necessita ainda de reflexões acerca do sentido e significado dos pressupostos formativos em curso neste campo do conhecimento para que a formação ambiental faça parte das políticas educacionais na universidade. Os resultados apontam também que, embora na universidade existam projetos de educação ambiental e docentes envolvidos com pesquisas na área, os conhecimentos e informações sobre o tema pesquisado são ainda confusos, e os alunos não se sentem preparados para trabalhar com os temas ambientais enquanto profissionais da educação.
Palavras-chave: Meio Ambiente, Educação Ambiental, Formação do Educador