CONCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR SOBRE ESCRITAS NUMÉRICAS DE NÚMEROS MULTIDÍGITOS
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Aluno de Iniciação Científica: Franciele Gequelin (IC-Voluntária)
Curso: Matemática (Licenciatura) (N)
Orientador: Neila Tonin Agranionih
Departamento: Teoria e Prática de Ensino
Setor: Setor de Educação
Área de Conhecimento: 70800006
RESUMO
O projeto "Concepções de acadêmicos do curso de Pedagogia da UFPR sobre escritas numéricas de números multidígitos" objetiva investigar o que acadêmicos do curso de Pedagogia da UFPR sabem sobre escritas numéricas de números multidígitos e sobre conceitos relativos ao Sistema de Numeração Decimal. Mais especificamente, verificar hipóteses e conhecimentos sobre a escrita numérica de números multidígitos e sobre as propriedades do sistema de numeração decimal; conhecer concepções, hipóteses e relações que estabelecem e constroem na interação com situações didáticas previamente planejadas para tal. Justifica-se diante da necessidade de ampliar e consolidar espaços para discussão e aprofundamento de temas voltados para aprimoramento da formação docente inicial e continuada de professores de Matemática, de definir conteúdos de base para a disciplina de Metodologia do Ensino e da Pesquisa dos cursos de Pedagogia e delinear perspectivas para o processo de formação do professor de Matemática para os anos iniciais. Envolve a realização de pesquisa através de entrevistas clínicas nas quais se propõe situações didáticas para doze acadêmicos, em duplas, que promovam interação entre os mesmos, com o pesquisador e com o conteúdo matemático e favoreçam a expressão das relações entre os aspectos notacionais e conceituais envolvidos na compreensão das propriedades do sistema de numeração. A situação é proposta pelo pesquisador que encoraja a expressão e a troca de ideias entre os componentes da dupla, intervindo quando necessário no sentido de problematizar as questões envolvidas. A etapa inicial da pesquisa envolveu três duplas de acadêmicos e permitiu verificar que os entrevistados encontram muitas dificuldades em identificar a escrita convencional e escrever números na casa dos milhões e bilhões. O fazem apoiados na percepção e nos conhecimentos prévios acerca da escrita de números já conhecidos informalmente no mundo numérico, como quando separam os algarismos que compõem o número, formando e lendo números já conhecidos. Recorrem a conhecimentos informais como ao da escrita do dinheiro e escritas já conhecidas de portadores numéricos para tentar codificar e decodificar os números. Recorrem a conhecimentos adquiridos na escola, mas demonstram dúvidas e incertezas em relação ao pouco que se lembram do conteúdo. A continuidade da pesquisa envolve a realização de entrevistas clínicas com outras três duplas de acadêmicos e a proposição de outra situação didática, voltada para o alcance dos objetivos propostos.
Palavras-chave: Números Multidígitos, Sistema de Numeração Decimal, Escritas Numéricas