RELAÇÕES RACIAIS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA
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Aluno de Iniciação Científica: Flávia Carolina da Silva (PIBIC/Fundação Araucária)
Curso: Pedagogia (M)
Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva
Co-Orientador: Tânia Mara Pacífico
Departamento: Teoria e Fundamentos da Educação
Setor: Setor de Educação
Área de Conhecimento: 70800006
RESUMO
Este trabalho esta pautado na apreciação das questões étnico-raciais no contexto escolar assim como a implementação da Lei 10.639 que determina o ensino de história e cultura africana nas instituições educacionais. Ao constatarmos uma ausência em se trabalhar com as questões étnico-raciais, em pesquisas anteriores, concluímos a presença de um silêncio em torno da temática, tendo em vista que a programação visual, assim como o currículo, da escola, pouco abordavam a Lei 10.639 em sua totalidade. Participamos também de um levantamento bibliográfico sobre educação e relações étnico-raciais a partir do qual foram selecionadas teses e dissertações para a leitura. Esta contou com a colaboração de outros pesquisadores/as vinculados/as ao NEAB (Núcleo de Estudos Afro-brasileiro), portanto cada integrante da equipe ficou responsável por uma parcela do levantamento bibliográfico. Cientes de que as escolas, assim como outros segmentos da sociedade, tendem a propagar a discriminação racial, voltamos a pesquisa para a análise do livro didático de Português para averiguar se as imagens assim como os conteúdos contemplavam as positividades da história e cultura africana e afro-brasileira. Primeiro buscamos informações sobre o processo de escolha dos livros no PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) e sobre seu uso pelos/as professores/as. Em seguida acompanhamos uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental (EF), assim como o uso do livro didático e interpretação das mensagens pelos alunos. Para tanto replicamos a metodologia utilizada por Rozana Teixeira, que entrevista os/ as alunos/as e capta suas percepções e estranhamento em relação a figura do negro e/ou sua ausência nos livros através do desenho. Os resultados revelam mudanças e permanências nas rememorações das mensagens pelos/as alunos/as.
Palavras-chave: Relações Raciais, Livros Didáticos, Práticas Pedagógicas