A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COTIDIANO DA ESCOLA

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Aluno de Iniciação Científica: Deborah Andrade Torquato (PIBIC/UFPR-TN)

Curso: Ciências Biológicas (M)

Orientador: Elisabeth Christmann Ramos

Departamento: Teoria e Fundamentos da Educação

Setor: Setor de Educação

Área de Conhecimento: 70800006


RESUMO

A degradação ambiental, com o consequente comprometimento da qualidade de vida representa um problema de âmbito global que vem causando preocupações cada vez maiores nos diferentes segmentos da sociedade, trazendo à tona questionamentos à racionalidade hegemônica. Nesse movimento repleto de disputas e jogos de interesses, a educação ambiental aparece vinculada a diferentes correntes do pensamento propondo mudanças de mentalidade, atitudes e valores para combater a crise ambiental no mundo. A escola representa importante espaço para a compreensão destas questões, assim como para a formação da cidadania e a construção de sociedades sustentáveis. É dentro deste universo de discussões que se inscreve o presente trabalho que teve por objetivo conhecer e compreender como a questão ambiental, e mais especificamente a Educação Ambiental vem sendo compreendida e trabalhada por professores e pedagogos nas escolas do ensino fundamental de Curitiba. Visou ainda analisar se, na opinião destes educadores, eles foram formados para atuar como profissionais da educação com relação às questões socioambientais como exige a legislação educacional vigente, e se eles se sentem preparados para esta função. O trabalho está fundamentado pelo referencial crítico da Educação Ambiental, e em autores que discutem os desafios para superar a fragmentação do conhecimento, entre eles Edgar Morin e Enrique Leff. Os dados foram coletados em escolas do ensino fundamental e médio de Curitiba por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas e analisados por uma abordagem qualitativa. De acordo com os resultados da pesquisa, a educação ambiental colocada em prática nas escolas permanece ainda atrelada a uma visão naturalista, imediatista e comportamentista, e pouco avançam para inserção de novos pressupostos teóricos e métodos pedagógicos que incorporem o saber ambiental para a superação das formas pedagógicas insuficientes para enfrentar a complexidade ambiental que o momento atual exige.

Palavras-chave: Meio Ambiente, Educação Ambiental, Escola