LEITURA: ESCUDO DOS TÍMIDOS OU ARMA DOS DESCOLADOS?
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Aluno de Iniciação Científica: Helena Wagner (Pesquisa voluntária)
Curso: Psicologia (MT)
Orientador: Alessandra SantAnna Bianchi
Colaborador: Layane Priscila da Silva, Emanuelle Cristine de Almeida Silva
Departamento: Psicologia
Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Área de Conhecimento: 70708002
RESUMO
O gosto por literatura e a timidez são frequentemente relacionados em escritos literários não-científicos. O presente trabalho verificou a existência desta relação em adolescentes do ensino médio, bem como examinou as influências que agem sobre as preferências destes alunos em relação à leitura e a relação do sexo do indivíduo com o gosto por literatura. Apenas dois estudos científicos indicaram a existência de relação entre leitura e timidez, ao contrário do que aparece na literatura não-científica. Por outro lado, foram encontrados vários artigos relacionando o sexo do indivíduo com seu interesse por leitura. Da mesma forma, foram encontradas pesquisas que afirmam que é possível identificar as influências familiares como principais para que o gosto por leitura seja adquirido. Para verificar a existência da relação entre leitura e timidez, o instrumento utilizado foi um questionário com vinte e quatro perguntas fechadas e escalonadas, sendo a escala de 0 a 5. O questionário foi aplicado a alunos de ensino médio de quatro escolas da cidade de Curitiba. Três dessas escolas eram de ensino público estadual regular e uma de ensino público federal da modalidade técnico integrado. No total, foram coletados dados de 202 jovens, com idade média de 16,67 anos (desvio padrão de 1,29 anos), sendo 64,5% do sexo feminino. A maioria dos jovens se declarou extrovertido. Entretanto, não foi comprovada correlação entre a timidez e o hábito de leitura e da quantidade de livros lidos ao ano. Ainda assim, os dados indicam que os adolescentes, em geral, sentem prazer com a leitura e a consideram importante. Como critério de comparação entre as escolas foram utilizadas avaliações nacionais da educação, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Com isso foi constatada uma diferença entre a quantidade de leitura anual dos jovens provenientes da instituição federal e os das instituições estaduais. Na escola federal, 42% dos alunos afirmaram ler mais de seis livros por ano, enquanto que das três escolas estaduais foram aproximadamente 30% dos participantes que afirmaram o mesmo. Foi constatado, também, que meninas leem mais que meninos, com uma média de 3,55 livros por ano contra uma média de 2,59 livros por ano por parte dos meninos. Da mesma forma, notou-se que, apesar das escolas possuírem bibliotecas, estas são pouco frequentadas com média de resposta 2, em uma escala de 0 a 5, na qual se avaliava a frequência de visitas.
Palavras-chave: Leitura, Timidez, Adolescentes