AÇÕES AFIRMATIVAS E PRECONCEITO: UM ESTUDO DA INSERÇÃO DOS COTISTAS RACIAIS NA UFPR

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Aluno de Iniciação Científica: Whellen Francis de Oliveira (PIBIC/Fundação Araucária)

Curso: Psicologia (MT)

Orientador: Rosa Amalia Espejo Trigo

Colaborador: Juliana Sara dos Santos Domiciano, Kely Cristina Cunha

Departamento: Teoria e Fundamentos da Educação

Setor: Setor de Educação

Área de Conhecimento: 70700001


RESUMO

Esta pesquisa insere-se em um estudo mais amplo realizado junto ao Núcleo de Estudos AfroBrasileiros (NEAB) da UFPR, que tem como intuito investigar os processos referentes à implantação de políticas de Ações Afirmativas, mais especificamente em relação ao processo de inserção, permanência e desempenho dos alunos cotistas raciais no âmbito acadêmico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O recorte considerado nesta pesquisa tem como objetivo fazer um estudo das relações acadêmicas dos cotistas raciais focando analisar como o preconceito se evidencia nas relações que se estabelecem no âmbito universitário. Considera-se definir em que contexto surge o preconceito, como se manifesta e qual sua repercussão para a permanência e desempenho dos alunos cotistas raciais. Para tanto, iniciamos este trabalho de pesquisa realizando um estudo da contextualização sócio-histórica das relações raciais e de um estudo bibliográfico do preconceito como conceito e em suas nuances históricas e sociais. Na pesquisa teórica anterior à coleta de dados conceituamos preconceito racial como o pré-julgamento negativo por parte de um indivíduo ou grupo em relação à outro indivíduo ou grupo pertencente a um determinado grupo racial e/ou étnico, como é o caso do preconceito sofrido pela população negra, nos mais diversos contextos históricos, baseado exclusivamente na sua aparência física ou fenotípica. Nesse processo foram importantes autores como Gordon Willard Allport, José Leon Crochík e outros. Num segundo momento considerou-se a elaboração de entrevistas nas distintas instâncias universitárias, com professores, alunos e funcionários; assim como concomitantemente trabalhou-se a temática com grupos focais constituídos por alunos cotistas raciais, onde estes puderam expor como é a realidade acadêmica para eles e como estão se dando suas trajetórias no ambiente acadêmico da UFPR. Através dos depoimentos dos alunos nas entrevistas e de grupos de discussão com os mesmos, pudemos levantar dados significativos para nossa pesquisa qualitativa. A pesquisa ainda não foi concluída e os resultados desta análise estarão disponíveis e serão expostos na apresentação deste trabalho de pesquisa no 21°EVINCI.

Palavras-chave: Ações Afirmativas, Cotas Raciais, Preconceito