REVISÃO SISTEMÁTICA DE MEDIDAS DE GENERALIZAÇÃO EM PSICOTERAPIAS ORIENTADAS INTERPESSOALMENTE

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Aluno de Iniciação Científica: Cassia Camila Machado (PIBIC-AF/CNPq)

Curso: Psicologia (MT)

Orientador: Jocelaine Martins da Silveira

Departamento: Psicologia

Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Área de Conhecimento: 70700001


RESUMO

Estudos recentes no campo da Terapia Analítico-Comportamental indicam a insuficiência de medidas de generalização dos resultados para contextos fora da sessão. Há instrumentos que medem progressos do cliente intrasessão e cujo emprego tem impulsionado consideravelmente as pesquisas de processo e a compreensão de mecanismos de mudança clínica. Entretanto, as medidas extrasessão são pouco citadas ou são adequadas apenas para comportamentos de grupo específicos tais como de crianças com autismo, com comprometimentos cognitivos bem como desempenho esportivo. O objetivo do presente estudo foi identificar em estudos da análise comportamental aplicada, instrumentos e estratégias para medidas de generalização dos resultados no contexto clínico. O método consistiu de examinar artigos publicados no Journal of Applied Behavior Analysis (JABA), um periódico conceituado da Análise do Comportamento Aplicada. O período analisado foi de 2000 a 2012. As palavras-chave pesquisadas em qualquer parte do texto foram: generalização (e derivações: generalidade, geral, generalizando, generaliza e generativo) na língua inglesa. Os critérios de seleção de artigos foram: Artigos publicados a partir de 2000, com acesso on-line e com menção ao contexto clínico no título. Foram excluídos artigos em que o título indicasse um grupo específico de tratamento, como: "The role of overt and covert self-rules in establishing a daily living skill in adults with mild developmental disabilities"; "A comparison of general and descriptive praise in teaching intraverbal behavior to children with autism". Os dados foram sistematizados em um quadro contendo o título, o link do artigo, o ano de publicação, a especificação do tema ou área e do comportamento avaliado, existência ou não de medidas de generalização, indicação da natureza da medida – se formal ou informal. Os resultados indicaram 155 artigos contendo as palavras-chave e deles, cinco cumpriram os critérios de seleção. Os instrumentos para medida de generalização foram diferentes em cada um dos estudos, foram formais e foram sensíveis às medidas de generalização indicativas de melhora. Discute-se a possibilidade de adoção dessas medidas para estudo em Terapia Analítico-Comportamental.

Palavras-chave: Generalização, Medidas, Análise do Comportamento Clínica