TANGO ARGENTINO E MARGINALIZAÇÃO

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Aluno de Iniciação Científica: Rhuan Zuke do Amaral (PIBIC/CNPq)

Curso: Artes Visuais - Bacharelado (T)

Orientador: Hugo Daniel Mengarelli

Colaborador: Daniel Freire da Silva

Departamento: Artes

Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Área de Conhecimento: 70504024


RESUMO

O tango argentino de maneira simples é entendido como um estilo musical. Historicamente o tango tem seus primeiros registros na região do Rio do Prata, concentrando-se em Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai), e somente dentro dos prostíbulos se podia dançar com mulheres pois, nas ruas homens dançavam com homens razão pela qual a dança se dá com os rostos paralelos sem se fitar. As primeiras mulheres a dançarem o tango eram chamadas de "chinas", as quais eram ameríndias, termo esse que originalmente trazido pelos frequentadores os "gaúchos", homens do campo que introduziram a milonga campeira, milonga palavra que é derivação de mulunga que significa palavra, junto com os negros que deram o ritmo marcando a cada compasso da música com a batida do tambor africano, característica essa que deu o nome de tango que vem da expressão "toca tangor" ou "toca tambo", além disso, os imigrantes alemães trouxeram uma espécie de órgão portátil chamado de bandoneóne por fim o violino judaico. Esses diversos fatores inseridos no contexto do século XIX formam o caráter marginal do tango, que vai ser amplamente perseguido ao ponto de que surge o "Lunfardo", que vem de "lunfa" que significa prisioneiro ou bandido, linguagem construída por meio de gírias a fim de que as pessoas que não participassem desse grupo não intendessem o que se estava dizendo ou seja Lunfardo é linguagem do ladrão; pode ser observado em momentos distintos os tipos de marginalização, como em governos que trataram de "limpar" as letras e também reviravoltas como a de a da entrada de Perón no poder que da liberdade aos que escrevem os tangos contudo a pesquisa se abre para o lado histórico-cultural do país sendo possível pensar vários aspectos desse através do reflexo do tango e mais, de que forma a marginalização esteve presente, não somente na história da Argentina, mas, sim da América do Sul.

Palavras-chave: Tango, Cultura, Marginalização