O CINEMA MODERNO SEGUNDO A NOUVELLE VAGUE FRANCESA: GODARD, ANNA KARINA E OS TIPOS FEMININOS
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Aluno de Iniciação Científica: Luciane Carvalho (IC-Voluntária)
Curso: História - Bacharelado (N)
Orientador: Pedro Plaza Pinto
Departamento: História
Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Área de Conhecimento: 70503001
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo a análise dos diversos tipos femininos apresentados na obra fílmica do diretor francês Jean-Luc Godard, especificamente em sua primeira fase no movimento cinematográfico chamado Nouvelle Vague (Nova Onda), que se tornou influencia para a cinematografia moderna e contribuiu para o processo de concepção dos chamados Cinemas Novos. Como fontes históricas foram selecionados três filmes: Uma mulher é uma mulher (1961), Viver a Vida (1962) e Bande à Part (1964), todos protagonizados pela atriz Anna Karina, companheira de Godard no período estudado. A pesquisa possui três eixos principais: o contexto histórico da Nouvelle Vague e um balanço bibiográfico sobre tal movimento, alguns pensamentos feministas sobre o cinema e sua crítica e, por fim, a análise dos filmes enquanto fontes históricas. O estudo compreende tais filmes dentro de um panorama de diversas rupturas da linguagem cinematográfica colocadas em prática pela Nouvelle Vague, não apenas pelas questões estéticas e de produção, mas também pelo deslocamento da temática das narrativas. As rupturas da linguagem cinematográfica são entendidas nesta pesquisa como a problematização de cânones então estabelecidos pelo cinema clássico narrativo, de caráter naturalista, simbolizado pela linguagem hollywoodiana. A Nouvelle Vague utilizou-se de gêneros cinematográficos como os filmes policiais e comédias musicais para questionar e reinventar um modo de fazer cinema, o que acaba refletindo nas narrativas e personagens dos filmes. Os filmes analisados mostram uma juventude urbana à margem de um padrão de comportamento: prostitutas, strippers, ladrões e desocupados. Sendo o foco desta pesquisa a representação feminina, notou-se que essas personagens estão no centro das narrativas, de modo que seus comportamentos, de modo geral, estão em conflito com as personagens masculinas.
Palavras-chave: Análise Fílmica, Cinema Moderno, Estudos de Gênero