EUSÉBIO DE CESAREIA E A FORMATAÇÃO DO CRISTIANISMO COMO BASE IDEOLÓGICA PARA O PODER IMPERIAL NO SÉCULO IV

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Aluno de Iniciação Científica: Andréia Rosin Caprino (PIBIC/CNPq)

Curso: História (T)

Orientador: Renan Frighetto

Departamento: História

Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Área de Conhecimento: 70502005


RESUMO

Flávio Valério Constantino (306-337) estava inserido em um espaço em que o sustentáculo ideológico do poder estava em transformação, devido não apenas às reestruturações político-institucionais do mundo romano como também às diversas ideias que coexistiam e influenciavam o seu governo. Elementos pagãos, neoplatônicos e cristãos, entre outros, interagiam na esfera intelectual romana através da produção de obras e diálogos entre autores de diversas espacialidades, que eram direta ou indiretamente vinculados ao poder imperial. Eusébio de Cesareia (260-339), bispo cristão desta cidade desde aproximadamente o ano de 313 até a sua morte, foi um prolífico escritor que abordou temas de Apologética, Exegética, Dogmática e História, e tornou-se principalmente conhecido por ter iniciado dois gêneros narrativos: a Crônica cristã e a História da Igreja. Sua importância reside na posição que ocupava como um dirigente político-religioso, participando de concílios e eventos imperiais, e na alta erudição que possuía, refletida nas obras que redigiu a partir de leituras realizadas e do contato com outros intelectuais. Debruçamo-nos neste trabalho especialmente à História Eclesiástica, narrativa eusebiana que se inicia com a vinda de Jesus Cristo como homem ao mundo e estende-se até a derrota de Licínio por Constantino, em 324. A obra apresenta questões como a sucessão de bispos, a relação entre pagãos e judeus, as perseguições aos cristãos e as heresias. Além disso, nos proporciona a observação de uma nova maneira de se fazer história, mas que não rompe com a tradição helenística, dada a própria ambientação e raízes intelectuais da região de Cesareia. Almejamos analisar de que maneira Eusébio elabora uma narrativa a respeito da instituição imperial romana e do poder de Constantino, ao mesmo tempo em que busca a afirmação da religião cristã, de caráter local e universal. Temos por intuito, portanto, observar e explicar como foram construídos argumentos na História Eclesiástica apontando para a legitimação do poder imperial romano, em um momento da Antiguidade Tardia de instabilidade e desestruturação política, no qual tanto pagãos quanto cristãos esforçavam-se para fundamentar tal poder.

Palavras-chave: Eusébio de Cesareia, História Eclesiástica, Legitimação do Poder Imperial