AS IMAGENS DE CURITIBA NA REVISTA DO POVO (1916-1920)

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Aluno de Iniciação Científica: Aline Dias Anile (PIBIC/CNPq)

Curso: História - Bacharelado (N)

Orientador: Rosane Kaminski

Departamento: História

Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Área de Conhecimento: 70500002


RESUMO

Influenciado pelos ares da modernidade e da belle époque que chegavam da Europa, o Brasil assiste a um surto de publicações ilustradas entre o final do século XIX e o início do século XX. Em Curitiba, a modernização das técnicas gráficas e das máquinas possibilitou o surgimento de diversas revistas ilustradas. Dentre elas, a Revista do Povo, que circulou na capital paranaense entre 1916 e 1920 e que foi uma das poucas que conseguiu manter uma periodicidade regular. Mesmo assim, nenhum pesquisador havia ainda se dedicado a seu estudo. Sendo assim, este trabalho propôs-se a analisar o projeto gráfico e as imagens que circularam no periódico. O material iconográfico estava presente na revista como fotografias documentais, fotomontagens, caricaturas, ilustrações, poemas ilustrados, charges, elementos gráficos ornamentais, fotografias celebrativas e anúncios publicitários. Como verificamos que a maior parte das imagens do periódico era veiculada no formato de anúncios, nos debruçamos na análise dos mesmos para buscar compreender de que maneira o discurso da modernidade se fazia presente nessas representações visuais. Os anúncios publicitários do periódico possuíam o formato quadrado ou retangular e eram compostos pela junção de textos e imagens (fotografias e ilustrações, sendo a primeira mais utilizada). A maior parte dos anúncios era em preto e branco e todos possuíam uma moldura decorativa ao redor, que visava delimitar o espaço destinado à publicidade. A partir do cotejamento dessas análises visuais com outras pesquisas históricas já realizadas sobre o período, apresentamos aqui um estudo sobre as funções e significações deste tipo de imagens que circulavam na Revista do Povo. Através da pesquisa, foi possível verificar que esses anúncios auxiliavam na construção da imagem da modernidade em Curitiba e entender de forma mais abrangente como o discurso da modernidade se construía a partir de diferentes linguagens e significações.

Palavras-chave: Revistas Curitibanas, Imagem, Modernidade