BATISMO E RELIGIÃO: A EXPERIÊNCIA DO SAGRADO NA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA BRASILEIRA EM CURITIBA/PR
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Aluno de Iniciação Científica: Hyago Sarraff (PROBEM/UFPR)
Curso: Ciências Sociais (M)
Orientador: Andréa Carvalho Mendes de Oliveira Castro
Co-Orientador: Sandra Jacqueline Stoll
Departamento: Antropologia
Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Área de Conhecimento: 70300003
RESUMO
Fundada em 1945, a Igreja Católica Apostólica Brasileira, ICAB, nasce de um cisma com a Igreja Católica Romana. Dom Carlos Duarte Costa, seu fundador e até então arcebispo da Católica Romana, a funda com o pressuposto de que esta religião deve respeitar o princípio "da mais ampla liberdade de pensamento, em matéria religiosa, civil, política, científica e filosófica, não podendo qualquer pessoa ser inquirida, sob nenhum pretexto, com relação as suas crenças, para que não fique condicionado ou limitado a qualquer direito ou dever" (Dom Carlos Duarte Costa, Manifesto à Nação, 1945). Sendo assim, a ICAB tem como objetivo conciliar um ideal institucional religioso com um catolicismo à brasileira expressão reafirmada por seus frequentadores -, para que não haja, assim, um cerceamento institucional às práticas dos fiéis. Os sacramentos rituais de contato com o sagrado no Catolicismo -, que são restritos a dados grupos como os divorciados no Catolicismo Romano, são de livre acesso a qualquer pessoa que os procure. Na Paróquia de Santo Expedito em Curitiba, o principal sacramento ofertado e que aparece como um serviço religioso é o batizado: todos os domingos de manhã, dezenas de famílias procuram a paróquia para batizar suas crianças, com a ciência de que não se trata de um batizado na Católica Romana e de que este sacramento não é aceito por esta religião. Em suas falas, ressaltam a importância do batizado numa instituição católica (Bourdieu, 1996) como um rito iniciatório de acesso ao sagrado, sem o qual não se poderia ter qualquer outra religião. Ao mesmo tempo, o catolicismo surge como uma linguagem básica do universo religioso brasileiro, sem a qual não se poderia ter contato com este e outros sagrados, ou seja, não basta ser batizado, é preciso ser "católico" (Sanchis, 2002). Este trabalho visa analisar as interpretações do batismo, na Paróquia de Santo Expedito, por parte das pessoas que procuram este serviço e o que estes discursos podem revelar sobre a experiência da religiosidade.
Palavras-chave: ICAB, Batismo, Sagrado