A ESCOLHA POR PEDAGOGIA: COMPLEXIFICANDO A ANÁLISE.

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Aluno de Iniciação Científica: Fernanda Martins Pereira (PIBIC/UFPR-TN)

Curso: Pedagogia (M)

Orientador: Adriane Knoblauch

Departamento: Teoria e Prática de Ensino

Setor: Setor de Educação

Área de Conhecimento: 70207003


RESUMO

O intuito deste estudo foca-se na compreensão mais rigorosa dos aspectos sobre a docência incorporados ao longo da formação prévia dos alunos do curso de Pedagogia da UFPR ingressantes no ano de 2012, e aponta relevantes questões a respeito de como ocorre o processo de aprender a ser professor partindo do momento da escolha pela carreira docente. Os dados foram coletados em dois momentos, mediante aplicação de questionários com questões sobre dados sociais, econômicos e culturais e os motivos para escolha por pedagogia. A partir dos níveis de influência do habitus de origem dos estudantes, com base nos estudos de Pierre Bourdieu, e pesquisas realizadas por autores diversos que contemplam pontos da análise sociológica da escolha pela docência, levantou-se o perfil dos alunos e criou-se categorias para análise a partir do exame mais detalhado do segundo questionário, tal como segue: dos 89 participantes, 40 alunos, ou 45% compõem o grupo de escolha Afetividade, pois relacionam questões de docência aos aspectos de amorosidade e maternidade; 31,5% (28 alunos) integram o grupo do Ideal de transformação social através da educação, pois relacionam a educação com possibilidade de mudança social; e 23,5% (21 alunos) um terceiro grupo Misto ou que não se encaixam nas categorias anteriores. A partir da definição dos grupos foram investigados alguns aspectos mais profundos sobre a escolha pela carreira docente, e entre outras verificações, foi constatado a partir do grupo primário Ideal de transformação social através da educação, que 80% do total de alunos desse grupo afirmam no questionário a sua certeza sobre a escolha e o fato do curso de Pedagogia estar no topo das opções de carreira, contra 47,5% dos graduandos do grupo Afetividade que declaram ser o curso de Pedagogia a sua segunda opção, mencionando como sua preferência inicial o curso de Psicologia.

Palavras-chave: Escolha por Pedagogia, Formação de Professores, Habitus