DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS PARA O INTERIOR DE AERONAVES
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Aluno de Iniciação Científica: Joy Endo Tran (PIBIC/CNPq)
Curso: Design- Habilitação em Design de Produto (M)
Orientador: Viviane Gaspar Ribas El Marghani
Colaborador: Isabela Feltrin Bernardes, Renata Ribeiro Neves da Costa,
Departamento: DesignLiriane Knapik
Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Área de Conhecimento: 61200000
RESUMO
O presente relatório mostra o resultado obtido através da aplicação do modelo de gestão de El Marghani em um projeto de alta complexidade, mesmo que acadêmico, por tratar de uma área que envolve tecnologias avançadas e uma gama muito extensa de conhecimentos aplicados a área do projeto aeronáutico. A pesquisa é motivada pela carência atual do mercado relacionada ao envolvimento de profissionais de Design na área, o que pode tornar o projeto de aeronaves vislumbrado apenas pelo lado meramente mecânico, sem foco no usuário, descumprindo a premissa de que o avião será utilizado por alguém. As atividades utilizadas na metodologia de Design, por outro lado, buscam agregar às funcionalidades o que o usuário interpreta como valoroso. O estudo aprofundado dos fatores que compõem o mercado aeronáutico, a análise da experiência de vôo dos passageiros e a pesquisa acerca das normas nacionais e internacionais relativas à indústria aeronáutica, entre outros dados levantados, permitiram a identificação de oportunidades e nichos de mercado no panorama da indústria em questão, bem como o mapeamento das dificuldades encontradas na realização das atividades humanas no interior da aeronave. A partir da análise desses dados, o projeto passou a focar um segmento específico de passageiros os passageiros que apresentam mobilidade reduzida e fazem uso de cadeiras de rodas. Este público foi identificado como um dos que mais sofre com a falta de espaço dentro das aeronaves, condição que deve se tornar cada vez mais crítica, visto que a tendência da indústria é reduzir ainda mais a área de movimentação e acomodação de passageiros, de acordo com o modelo Low Cost. Entrevistas com passageiros cadeirantes, comissários de bordo, enfermeiros e fisioterapeutas especializados nas necessidades de pessoas com mobilidade reduzida forneceram dados importantes para compreender como é a experiência de vôo deste segmento de usuários. Foram também consultados documentos sobre o modo como as companhias aéreas e as aeronaves, enquanto ambientes, respondem hoje aos aspectos de acessibilidade. Como resultado final, identificou-se o toalete da aeronave como a área cuja utilização por parte de cadeirantes é mais comprometida. O desenvolvimento da pesquisa deu origem à um banco de informações bastante completo para que o projeto de um novo toalete seja futuramente desenvolvido, atendendo à demanda do mercado, às normas vigentes e, principalmente, ao conforto físico e psicológico dos passageiros.
Palavras-chave: Aeronave, Acessibilidade, Produtos