VISIBILIDADE MIDIÁTICA E OPINIÃO PÚBLICA NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012: UMA ANÁLISE RELACIONAL DOS NOTICIAMENTOS ELEITORAIS.
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Aluno de Iniciação Científica: Fabio José Martim (Bolsista permanência)
Curso: Ciências Sociais (M)
Orientador: Emerson Urizzi Cervi
Departamento: Ciências Sociais
Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Área de Conhecimento: 60901004
RESUMO
A presente pesquisa é parte do Núcleo de Comunicação Politica e Opinião Pública da UFPR, que tem por objetivo, a análise quantitativa das relações entre os meios de comunicação recorrentes da politica e seu reflexo na opinião popular. As eleições municipais de 2012 são a base do projeto que tem por objetivo verificar de que forma as mídias noticiaram as campanhas, com base na visibilidade que determinados atores políticos tiveram, avaliando suas relações com os resultados nas urnas. Como instrumento de pesquisa, serão usados dados das mídias impressas e on-line de maior circulação nas cidades de Curitiba-PR e São Paulo-SP, coletados no período de 01 de julho a 31 de outubro do respectivo ano. As bases teóricas de Maxwell E. McCombs e Donald L. Shaw (1972), dizem que ao noticiar um fato, os meios de comunicação são capazes de colocar ao publico quais assuntos são importantes para serem discutidos, sendo eles, então, os principais pautadores das discussões populares. Tal discussão foi comparada a de Robert E. Shapiro (2011) onde a opinião pública é autônoma para pautar, tanto a si mesma, quanto a política, sendo a mídia apenas um reflexo direto, agindo apenas como um veiculo da vontade popular. No presente argumento, as tendências midiáticas vão ao encontro com o que o publico, realmente, considera importante. Os dados, retirados dos jornais Gazeta do Povo e Metro em Curitiba e a Folha de São Paulo em São Paulo, tem a intenção de verificar as ligações que os meios de comunicação estabelecem com resultados nas eleições, a fim de verificar quais as relações entre campanha eleitoral, pesquisas de intenção de voto e visibilidade adquirida pelos candidatos durante o período das eleições. A análise que guiará o artigo são as tendências que alguns jornais assumem, deixando de lado sua imparcialidade esperada, dando preferência determinados candidatos, sendo, em suma, parcial, positivando determinados atores e desfavorecendo a outros, e consequentemente, influenciando o seu respectivo público ao modo de pensar sobre os atores das eleições municipais de duas das principais capitais do Brasil, levantando a questão principal de que, se as mídias são capazes de representar a opinião pública, de que forma e que ferramentas ela utiliza para tal função.
Palavras-chave: Visibilidade, Comunicação, Mídias