RESPONSABILIDADE SOCIAL, COMUNICAÇÃO E EXPERIÊNCIAS EDUCOMUNICATIVAS: LEVANTAMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO EM ORGANIZAÇÕES PRIVADAS DO PARANÁ

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Aluno de Iniciação Científica: Felipe Renan Oliveira da Silva (IC-Voluntária)

Curso: Comunicação Social - Relações Públicas (MN)

Orientador: Regiane Regina Ribeiro

Departamento: Comunicação Social

Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Área de Conhecimento: 60900008


RESUMO

O projeto de pesquisa "Responsabilidade Social, Comunicação e Experiências Educomunicativas", que faz parte do Grupo de Pesquisa "Comunicação, Educação e Organizações" – GCEORG, tem como objetivo fazer um relato de experiência sobre projetos de Responsabilidade Social e Educação e empresas paranaenses. Para tanto, foram definidos objetivos determinados pelos seguintes procedimentos metodológicos: coleta de dados nas empresas selecionadas; análise dos dados e preparação dos relatórios; desenvolvimento de relatórios e produção de artigos. Como o trabalho foi desenvolvido em paralelo com a monografia do autor, a pesquisa foi vinculada a esta, e o tema foi direcionado para a relação entre a cultura popular e a responsabilidade social. O trabalho se propôs a fazer uma reflexão sobre a produção cultural apoiada pelas organizações em seus projetos de responsabilidade social, desenvolvida através de pesquisa bibliográfica analítica de caráter descritivo, seguida de um levantamento quantitativo, para analisar as principais características dos projetos culturais apoiados por organizações que investem em cultura através da Lei Rouanet de incentivo a cultura. O trabalho tem o objetivo de entender como a produção cultural desenvolvida por determinada organização consegue atender ao interesse da comunidade em que está inserida no sentido de desenvolver e valorizar suas manifestações culturais próprias. Com a pesquisa realizada, conclui-se que as organizações apoiam projetos culturais com o cunho social, mas sempre pensando também no retorno de imagem, uma vez que o apoio se dá geralmente por meio de patrocínio; e que há uma preocupação com os benefícios sociais de projetos culturais, mas o critério mais escolhido é o de amplitude do projeto e a formação de público. Desta forma, há muito a ser feito para que a gestão da cultura seja uma ferramenta efetiva de inclusão de populações ou pessoas excluídas. Finalmente, procura-se compreender as relações entre a produção cultural, a responsabilidade social corporativa e as relações públicas institucionais.

Palavras-chave: Responsabilidade Social, Educação, Produção Cultural