LEVANTAMENTO HISTÓRICO DESCRITIVO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO PARA OS MEIOS EM ORGANIZAÇÕES PARANAENSES

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Aluno de Iniciação Científica: Felipe Martins Greiner (IC-Voluntária)

Curso: Comunicação Social - Relações Públicas (MN)

Orientador: Regiane Regina Ribeiro

Departamento: Comunicação Social

Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Área de Conhecimento: 60900008


RESUMO

Com o objetivo de analisar as práticas e os programas de Responsabilidade Social e Educomunicação em organizações paranaenses, o projeto "Responsabilidade Social, Comunicação e Experiências Educomunicativas: levantamento teórico-metodológico em organizações privadas do Paraná" utilizou uma metodologia qualitativa descritiva para o diagnóstico das empresas selecionadas. As atividades do projeto foram divididas em duas frentes principais: tanto o desenvolvimento do website (http://www.humanas.ufpr.br/portal/gceorg/), que envolveu o planejamento, a criação e a atualização da página, quanto a realização das atividades relacionadas ao levantamento de informações de organizações e análise dos dados. 1) A necessidade de agir de forma transparente perante empresas pesquisadas e a academia, bem como divulgar as ações realizadas pelo grupo de pesquisa aos públicos de interesse, estimularam o surgimento do site do projeto. O desenvolvimento do layout e do menu foi focado em facilitar a navegação do internauta pelo blog, que é atualizado com notícias sobre o andamento do projeto, visitas presenciais a empresas, participação em eventos científicos e publicações aprovadas. Além disso, de forma a seguir uma mesma linha editorial, foram elaboradas diretrizes para o site, com o intuito de padronizar as publicações. 2) O projeto, em si, foi realizado em etapas. Primeiro, a criação de um mailing específico de organizações privadas do estado do Paraná que realizam – ou afirmam realizar – algum projeto de caráter educativo ou socialmente responsável através de seus websites. Em seguida, realização de contato via e-mail, formulário de fale conosco e telefone com as empresas elegíveis e consequente envio de um ofício sobre o projeto para o departamento ou pessoa responsável na organização. Um questionário misto, levando em consideração os objetivos geral e específicos identificados na metodologia do projeto de pesquisa, foi enviado por e-mail às organizações. Após o retorno dos questionários respondidos pelas mesmas, foi feita uma análise dos dados coletados, levando em consideração tanto as informações divulgadas publicamente em seus sites, quanto as respostas às perguntas. De maneira geral, percebe-se a superficialidade das ações educomunicativas e socialmente responsáveis de muitas organizações, apesar de haver exceções. Projetos como este assumem, então, papel essencial na identificação de tais incoerências e na análise da sua inserção efetiva na sociedade contemporânea.

Palavras-chave: Responsabilidade Social, Educomunicação, Organizações