COMUNICAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL: PROSPECÇÃO DE DADOS E ANÁLISE DE RESULTADOS DE PROJETOS DE EDUCOMUNICAÇÃO EM EMPRESAS DO PARANÁ

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Aluno de Iniciação Científica: Chrysttoffer Haurani (PIBIC/CNPq)

Curso: Comunicação Social - Relações Públicas (MN)

Orientador: Regiane Regina Ribeiro

Colaborador: Pamela Woinarovicz

Departamento: Comunicação Social

Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Área de Conhecimento: 60900008


RESUMO

O grupo GCEORG: Comunicação, Educação e Organizações realiza pesquisas com foco em projetos de responsabilidade social em empresas privadas no estado do Paraná. Este trabalho vem sendo desenvolvido há cerca de 1 ano e meio, através do mapeamento destes programas e aprofundamento no tema da Educomunicação, ou seja, na busca e compreensão da lógica que cerca a responsabilidade social ligada a "educação para os meios" e que estabeleçam uma ponte entre a Comunicação e a Educação em ambientes de educação formativa e não-formativa. O método de mapeamento de práticas Educomunicativas foi desenvolvido pelo grupo, de forma a maximizar os resultados. Assim, dividiu-se os ramos de atuação das empresas no estado, sempre atentando para àquelas que dedicam maior parte de seu lucro para projetos sociais. Outro catalisador do processo de escolha foram as grandes federações, conselhos e câmaras, que reunem empresas do mesmo segmento, o que acabaria por facilitar o processo de mapeamento e otimizar os resultados. A seguir, segue o relato da COPEL, empresa que respondeu ao questionário e se mostrou participativa durante o processo. A Companhia Paranaense de Energia, atua na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no Estado do Paraná, e possui mais de 9000 funcionários. Desenvolve projetos de responsabilidade social desde 1999, os quais são gerenciados pela Diretoria de Meio Ambiente e Cidadania Empresarial da própria companhia. Não realiza projetos específicos de Educomunicação, mas atua nas áreas educacional, cultural, voluntariado e ambiental, com projetos de acessibilidade, voluntariado corporativo, educação socioambiental e gestão de cadeia de suprimentos. Esses projetos se caracterizam por contribuírem com a formação do cidadão e são não-formais. O público-alvo desses projetos é a totalidade da sociedade paranaense e, pricipalmente, os locais onde a Copel tem empreendimentos. É muito atuante na área ambiental, na qual possui inúmeras certificações e prêmios, sendo assim reconhecida como uma empresa preocupada com o meio ambiente e cidadã. Em 2005, foi premiada no concurso de Balanços Sociais, como empresa que valoriza a responsabilidade social e o desenvolvimento de sua comunidade. A partir deste relato, percebe-se que, em muitos casos, devido à precocidade do assunto, que os projetos em educomunicação pecam nos quesitos controle e avaliação, por parte das organizações gestoras. Levanta-se o questionamento sobre o próprio entendimento do conceito de educomunicação dentre das empresas e sua aplicabilidade em projetos à comunidade e públicos de interesse.

Palavras-chave: Responsabilidade Social, Educomunicação, Comunicação