ADEQUAÇÃO DE LINGUAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS/CONTEÚDOS DIDÁTICOS INFORMACIONAIS E MULTIMÍDIAS (FILMES E ÁUDIOS).
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Aluno de Iniciação Científica: Floelay Cristina da Silva Oliveira (PIBIC/CNPq)
Curso: Administração (M)
Orientador: Maria do Carmo Duarte Freitas
Co-Orientador: Denise Tsunoda
Colaborador: Felipe Nunes Flores,
Departamento: Ciências e Gestão da Informação
Setor: Setor de Ciências Sociais AplicadasBarbara Monteiro Martins de Oliveira
Área de Conhecimento: 60700009
RESUMO
A virtualização dos meios de comunicação da sociedade contemporânea facilitou o acesso à informação e, também, possibilitou que diferentes recursos didáticos estivessem à disposição da comunidade acadêmica. Diante do cenário percebe-se a crescente necessidade de se ofertar alternativas aos docentes do ensino superior para que esses desenvolvam aulas mais instigantes, dinâmicas e criativas mediante o uso de Objetos de Aprendizagem (OA). O projeto de Recuperação de Conteúdo Informacional em Filmes (RECIF) é uma ferramenta facilitadora da utilização de OA por professores e acadêmicos em sala de aula e foca em colaborar com o emprego de filmes de animações em sala. Para possibilitar o desenvolvimento de aulas dinâmicas e ao mesmo tempo objetivas, o RECIF visa oferecer aos docentes o acesso à plataforma de banco de dados do projeto contendo trechos fílmicos associados a temas possíveis de serem aplicados em sala. A pesquisa teve como objetivo revisar e tratar com adequação de linguagem a base do banco de dados e incorporar novos trechos fílmicos a esse. Para tanto, as ações metodológicas utilizadas desde o estudo e entendimento da base foram, a partir da análise de cada cena, pelo pesquisador, a definição dos conceitos teóricos aplicáveis, seleção do software de edição de vídeo e finalmente o recorte e inserção dessas no sítio. O software de edição de vídeo Movie Maker foi considerado o mais adequado às necessidades do RECIF, uma vez que se caracteriza por ser gratuito e de prática utilização. O Projeto encontra-se no estágio de desenvolvimento e contém sete filmes recortados do total de nove, que compõem o banco de dados, e que já se encontram arrolados. O grupo de pesquisa que desenvolve o RECIF tem parceria com a Universidade de Málaga para promover a divulgação e disseminação da ferramenta entre as Instituições parceiras. Espera-se colaborar com o trabalho dos docentes que buscam por novas metodologias de ensino, bem como ampliar a disseminação dos filmes de animação como OA e as suas capacidades didáticas. A etapa final do projeto, que passa pela estruturação da interface esta em processo de modelagem.
Palavras-chave: Objetos de Aprendizagem, Adequação de Linguagem, Conteúdos Didáticos