PRODUTOS IMOBILIÁRIOS NA CIDADE DE CURITIBA: IDENTIFICAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS E TENDÊNCIAS.
1126
evinci/resumo_1126.html
Aluno de Iniciação Científica: Ana Carolina Pianovski (IC-Jovens Talentos)
Curso: Arquitetura e Urbanismo (MT)
Orientador: Gislene Pereira
Departamento: Arquitetura
Setor: Setor de Tecnologia
Área de Conhecimento: 60502002
RESUMO
A pesquisa tem como principal objetivo identificar características dos produtos imobiliários de Curitiba no período de 2000 a 2011. Através da definição e análise dessas características será possível criar mapas e gráficos que mostrem a evolução da cidade de Curitiba e de cada bairro nesses anos. Comparações entre bairros e anos também poderão ser realizados. A tipologia do mercado imobiliário é extremamente ligada à demanda da sociedade e possui uma grande variedade, resultante da evolução e do planejamento da cidade. As etapas concluídas até o momento na pesquisa foram: 1) Organização das informações sobre alvarás de construção liberados junto à Secretaria de Urbanismo, da Prefeitura Municipal, agrupando em períodos temporais (2000-2003, 2004-2006, 2007-2009, 2010-2011), 2); Separação dos bairros de cada ano em planilhas individuais; 3) Junção das planilhas anuais de cada bairro em um mesmo arquivo, para facilitar as análises; 4) Criação de um gráfico comparativo entre o número de alvarás liberados em cada bairro nas faixas de anos compreendidas entre 2000-2002,2003-2005, 2006-2008 e 2009-2011; 5) Criação de gráficos mostrando os tipos de uso encontrados em cada bairro, nos períodos de tempo citados; 6) Criação de gráficos comparando os tipos de uso nas faixas de anos, em cada bairro. Conclusões: A pesquisa ainda não está finalizada, mas o estudo desenvolvido até o momento permite responder algumas perguntas, como: Quais bairros sofreram o maior crescimento durante o período de 2000 a 2011? Quais são os tipos de uso mais frequentes em cada bairro? Qual a região da cidade de Curitiba com maior desenvolvimento? Também é possível a utilização dos resultados e das análises dos mesmos em outras pesquisas, como por exemplo: análise da tipologia de pessoas que mora em cada bairro; análise da relação entre mudanças na economia e no mercado imobiliário; a influência de obras públicas sobre a dinâmica dos bairros, como, por exemplo, aquelas referentes à recepção da Copa do Mundo em Curitiba, entre outros.
Palavras-chave: Produtos Imobiliários, Alvarás, Tipologia de Uso