CRIAÇÃO DE CD-ROM E SITE ELETRÔNICO SOBRE PROJETO DE ESPAÇOS ARQUITETÔNICOS DE CINEMA
1104
evinci/resumo_1104.html
Aluno de Iniciação Científica: Mônica Alessandra Guerios (PIBIC/UFPR-TN)
Curso: Arquitetura e Urbanismo (MT)
Orientador: Antonio Manoel Nunes Castelnou Neto
Colaborador: Fabiana Gatto de Almeida,
Departamento: ArquiteturaVívian da Silva de Santana
Setor: Setor de Tecnologia
Área de Conhecimento: 60401028
RESUMO
O universo do cinema envolve tanto aspectos de expressão artística como de indústria de entretenimento, consistindo em uma das áreas de atuação profissional dos arquitetos; principais responsáveis pela concepção cenográfica e, em especial, dos ambientes de exibição desta considerada a "sétima arte". Trata-se de um campo de trabalho em franca expansão no país, o qual pertence às áreas de cultura, lazer e entretenimento. Além de suas obras representarem manifestações criativas da mente humana, em sua eterna busca pela compreensão da vida, a arte e indústria cinematográficas exigem espaços adequadamente projetados para que os filmes sejam exibidos segundo parâmetros satisfatórios de dimensionamento, conforto e segurança; estes correspondentes aos últimos avanços tecnológicos. As salas de cinema foram e ainda são marcos culturais voltados ao lazer urbano; e, em alguns casos, tornam-se referências para a memória coletiva, tanto no Brasil como no mundo. Esta pesquisa de iniciação tecnológica faz parte do projeto intitulado "Arquitetura de Cinemas: Concepção de Recurso Midiático para o Projeto de Espaços Arquitetônicos Cinematográficos" e tem como principal objetivo desenvolver recursos e ferremantas para auxílio projetual de salas de cinema, incluindo informações históricas, estéticas, funcionais e técnicas para o projeto de espaços cinematográficos, nos formatos de cd-rom e site eletrônico a ser disponibilizado em uma segunda etapa. Metodologicamente, trabalhou-se com o levantamento web e bibliográfico, além da consulta de periódicos, manuais e legislação pertinente para enfim se desenvolver um layout para a disposição de todas as informações coletadas. Como resultado, criou-se um produto de mídia digital/eletrônica, apresentado sumariamente através de um design claro, legível e acessível àqueles profissionais ou não interessados em teoria da arquitetura cinematográfica e cinema e também no projeto de salas de cinema, o qual poderá ser adaptado ao formado de cd-rom e/ou disponibilizado na Internet, reunindo informações para consulta, concepção e complementação de espaços cinematográficos contemporâneos.
Palavras-chave: Arquitetura, Cinema, Tecnologia