MURALISMO E ARQUITETURA LATINO-AMERICANA

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Aluno de Iniciação Científica: Giovanna Pinhata de Andrade Gonzaga de Oliveira (Bolsista permanência)

Curso: Arquitetura e Urbanismo (MT)

Orientador: Antonio Manoel Nunes Castelnou Neto

Colaborador: Carla Taíssa Laureano Santana,

Departamento: ArquiteturaIngrid de Castro Schmaedecke

Setor: Setor de Tecnologia

Área de Conhecimento: 60401028


RESUMO

A pintura sobre paredes ocorre desde a Pré-História e atravessa séculos e civilizações, mas sempre relacionada à arquitetura, pois influencia na interpretação do espaço, auxilia na delimitação de ambientes e está carregada de simbologias estéticas, religiosas e culturais. Praticada por diversos povos e em diferentes períodos históricos, essa expressão artística altera-se em seu formato, passando por afrescos, baixos-relevos, mosaicos, murais e painéis, mas mantém seu caráter artístico e decorativo, o qual se associa a valores de cunho político e sociocultural, ilustrando histórias, propagando ideias e difundindo crenças. Ao representar cultos, mitos, hierarquias e ideologia dentro de contextos civilizatórios distintos, tal expressão bidimensional da arte pictórica materializa-se em um elemento arquitetônico que caracteriza particularmente construções importantes de cada povo, além de apresentar materiais e técnicas que exprimem o estágio tecnológico dessas comunidades. Esta pesquisa de iniciação científica faz parte do projeto intitulado "Arquitetura e Contexto: A Cor como Elemento de Identidade Cultural Latino-Americana" e estuda a arte feita em paredes das civilizações pré-colombianas, ancestrais da cultura latino-americana; e como esta influenciou o movimento muralista no início do século XX, o qual se deu como viés artístico da Revolução Mexicana. Baseada no método descritivo-exploratório, utiliza-se da investigação web e bibliográfica, com os objetivos de conceituar, caracterizar, exemplificar e relacionar o muralismo à arquitetura latino-americana, mais precisamente à mexicana, utilizando-se da seleção e análise de 03 (três) obras de considerável importância no contexto atual, as quais permitam identificar uma ligação ao contexto histórico e cultural, seus desdobramentos e possíveis influências na arquitetura da América Latina como um todo. Como resultados, observa-se que o intuito dos muralistas era essencialmente fazer uma arte para e sobre o povo, longe dos cavaletes e olhares elitizados, de caráter não-acadêmico e inspiração ancestral, esta associada aos pressupostos da arte moderna. A maioria dos artistas procurava uma identidade artística que se atrelasse à situação política, transmitindo mensagens de luta contra desigualdades sociais, miséria e exploração. Como rebatimento arquitetônico, identificou-se a monumentalidade, a força expressiva e o tratamento cromático, de valores similares ao passado e ainda presentes em todas as obras estudadas.

Palavras-chave: América Latina, Arquitetura, Muralismo