UM PANORAMA SOBRE A OBRA DE VILANOVA ARTIGAS EM CURITIBA

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Aluno de Iniciação Científica: Fernando Flores Moleta (Pesquisa voluntária)

Curso: Arquitetura e Urbanismo (MT)

Orientador: Juliana Harumi Suzuki

Departamento: Arquitetura

Setor: Setor de Tecnologia

Área de Conhecimento: 60401010


RESUMO

João Batista Vilanova Artigas nasceu no dia 23 de junho de 1915 na cidade de Curitiba e viveu boa parte da sua infância no interior do estado do Paraná. Aos 17 anos, mudou-se para a cidade de São Paulo a fim de estudar na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, onde se formou engenheiro-arquiteto em 1937. Seus primeiros projetos receberam forte influência do arquiteto norte-americano Frank Lloyd Wright. Desta fase, destaca-se a casa Rio Branco Paranhos com seus telhados, planos e balanços. Posteriormente, assumiu uma fase claramente influenciada pelo arquiteto franco-suíço Le Corbusier, mas as convicções politico-ideológicas de Vilanova Artigas, somada à sua relação de amor e ódio com a arquitetura corbusiana, fizeram com que o arquiteto publicasse em 1951 um artigo intitulado "Le Corbusier e o Imperialismo" e o manifesto "Os Caminhos da Arquitetura Moderna", de 1952. Além de divulgar suas ideias por meio de livros, Vilanova Artigas as colocou em prática quando criou, planejou e projetou em 1948 a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Seu outro grande projeto foi o Estádio do Morumbi para o São Paulo Futebol Clube, no ano de 1952. O arquiteto também fez projetos na sua cidade natal. Este trabalho tem por objetivo elaborar um panorama geral das obras remanescentes de Artigas em Curitiba. Uma dessas é o Hospital São Lucas, que data de 1945. A espacialidade desse edifício é dada por meio de volumes puros sob pilotis em um terreno de esquina de difícil implantação. O arquiteto retornou a Curitiba quatro anos depois do projeto do hospital, com a missão de projetar uma casa para a família Bettega. Essa casa seria diferente de todas as residências que a cidade poderia conhecer, ela se apresentava em um volume puro, implantada no centro do lote no sentido longitudinal. Por fim, o último projeto de Artigas em Curitiba foi a Residência Niclevicz, do ano de 1975. Essa casa marca a grande diversidade entre espaço exterior e interior, a partir do momento que Artigas a faz com uma grande empena cega voltada para a rua e um belo jardim interno que é visualizado por praticamente todos os espaços internos, uma vez que há um grande pano de vidro onde acontece praticamente toda a circulação por meio das características rampas do arquiteto paranaense. A pesquisa compreende uma revisão bibliográfica sobre a obra de Artigas, identificação e análise das edificações ainda existentes na cidade de Curitiba, bem como a análise de suas condições atuais.

Palavras-chave: Arquitetura Moderna, Vilanova Artigas, Arquitetura Brasileira