RESEARCH JOINT VENTURES, CONCORRÊNCIA E BEM-ESTAR
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Aluno de Iniciação Científica: Andrey Biagioni Mendes Karpinski (PIBIC/Fundação Araucária)
Curso: Ciências Econômicas (N)
Orientador: Luiz Alberto Esteves
Departamento: Economia
Setor: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
Área de Conhecimento: 60307013
RESUMO
Segundo a teoria da organização industrial até que o produto chegue ao mercado os custos para inovar são altos, apesar de haver no mercado incentivo a inovação. Assim o Incentivo a cooperação se torna cada vez mais inerente ao sistema produtivo atual, de tal forma que são observadas as Research Joint Ventures (RJVs) como artifícios utilizados na redução do investimento inicial e na divisão dos riscos do desenvolvimento e produção. Percebe-se, com amparo no arcabouço teórico, que dadas duas firmas dispostas a desenvolver um novo produto, ao constituírem um consórcio para a fase de pesquisa e prospecção conseguem reduzir custos com a eliminação da duplicidade de investimentos na fase do projeto de pesquisa, bem como ainda internalizar spillovers. Dada a importância da pesquisa e desenvolvimento nos mercados o governo federal do Brasil constituiu como segunda meta do plano Brasil Maior (2011-2014) elevar o dispêndio empresarial em P&D de 0,59% do PIB em 2010 para a meta de 0,90% do PIB em 2014. Assim realiza-se uma analise do mercado para tecnologias no Brasil, no período de 2006 à 2011, para que se possa observar o potencial, tamanho e tendencia deste mercado utilizando os dados obtidos na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Conclui se que o mercado, no período fixado, apresentou expansão e tendencia de manutenção do crescimento tanto nas analises das classes de atividade econômica individualizadas quanto na analise representativa do mercado integral. Ao que se busca analisar então o comportamento de RJVs existentes no mercado Brasileiro, observando três RJVs do setor farmacêutico constituídas na década de 2000: Ybios, Coinfar e Incrementha; sendo que as ultimas duas já encerraram suas atividades. Conclui-se da analise que em todos os casos as empresas consorciantes da RJV evitam o enfrentamento direto no mercado final dos frutos da pesquisa, o que corrobora postulado teórico de tendência crescente de cooperação entre as firmas que compõe uma RJV.
Palavras-chave: Ciências Sociais Aplicadas, Economia da Inovação, Organização Industrial