PLANO DE NEGÓCIOS: O CASO CITUR CIRCUITO IGUAÇU DE TURISMO RURAL.
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Aluno de Iniciação Científica: Guilherme Eduardo de Souza (PIBIC/CNPq)
Curso: Ciências Contábeis (N)
Orientador: Luiz Panhoca
Departamento: Contabilidade
Setor: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
Área de Conhecimento: 60204001
RESUMO
Durante o período de iniciação científica realizada junto a ITCP Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal do Paraná, os alunos passam por um processo de aprendizado multidisciplinar. No qual, são estimulados a aliar o conhecimento acadêmico aos saberes populares e contribuir com o desenvolvimento das comunidades. Um dos projetos apoiados pela incubadora é o CITUR Circuito Iguaçu de Turismo Rural, que ocorre em uma comunidade de agricultores familiares de Foz do Iguaçu Paraná. Dentro desse projeto houve a demanda da comunidade de que fosse elaborado um plano de negócios capaz de orientar suas ações no turismo rural de base comunitária. A partir disso, foi utilizado o método da pesquisa-ação, que se traduz pela interação entre o grupo social e pesquisador de forma cooperativa, e a realização de uma revisão bibliográfica dos temas: atividades não agrícolas no meio rural, turismo rural, turismo de base comunitária, circuitos turísticos e medidas sociais. Isso trouxe duas percepções: (i) de que os planos de negócios não tem sido abordados dentro do contexto do turismo rural e de base comunitária pela literatura disponível; (ii) os empreendimentos comunitários demandam preocupações bastante características geralmente relacionadas a impactos sociais e ambientais. Sugeriu-se um modelo que fosse capaz de agregar as particularidades da comunidade a partir de sua própria experiência e necessidades. Iniciou-se uma discussão e elaboração compartilhada dessa ferramenta de gestão junto a comunidade local. Tal ferramenta, geralmente advinda do contexto empresarial, pode também servir a empreendimentos comunitários no espaço rural, nos quais se busca uma melhoria nas condições de vida, não só pelo acréscimo de renda, mas, também a partir de fatores sociais e ambientais.
Palavras-chave: Plano de Negócios, Agricultura Familiar, Turismo de Base Comunitária