ESTUDO DA BASE DA PIRÂMIDE SOB A PERSPECTIVA DO DESIGN THINKING
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Aluno de Iniciação Científica: Pedro Lucas Parise do Amaral (PIBIC/CNPq)
Curso: Administração (N)
Orientador: Farley Simon Mendes Nobre
Departamento: Administração Geral e Aplicada
Setor: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
Área de Conhecimento: 60201002
RESUMO
No contexto do crescimento econômico e da globalização, importantes elementos mercadológicos, sociais e ambientais foram deixados à margem. Países como os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e outros países na América Latina e África, tem tido sua pobreza combatida por vários agentes nos últimos 50 anos, mas erradicá-la tem se mostrado uma tarefa difícil. É preciso uma melhor forma de ajudar as classes menos favorecidas que estão isoladas na Base da Pirâmide econômica mundial, buscando estratégias inovadoras que os envolvam a criação de valores sustentáveis, incluindo acesso a bens e serviços que possam melhorar sua qualidade de vida sem comprometer a capacidade ecológica do planeta (PRAHALAD, 2010). Para atender esse mercado, sedento por melhores soluções e por inclusão tecnológica, todavia com escasso poder de compra, é preciso que as empresas inovem, não apenas em seus produtos, mas também em seus processos, na sua estrutura de custos e utilização de recursos. Segundo Prahalad (2010, p.71) "uma nova filosofia de desenvolvimento e inovação de produtos que reflita as realidades dos mercados da Base da Pirâmide será certamente indispensável". Nessa perspectiva, proponho o design thinking como uma possível abordagem para criação de produtos e serviços sustentáveis voltados para a Base da Pirâmide. Os desafios multicêntricos da base da pirâmide necessitam de soluções que levem em conta diferentes variáveis e inúmeras restrições em contraste com o mundo desenvolvido (PRAHALAD, 2010). Segundo Brown (2010, p.18) "a disposição e até a aceitação empolgada das restrições constituem o fundamento do design thinking". O processo do design thinking tem seu exórdio na identificação das restrições primordiais de um projeto, e tais limitações podem ser avaliadas perante três critérios norteadores: praticabilidade; viabilidade; e desejabilidade (BROWN, 2010). Este trabalho adota uma estratégia de pesquisa bibliográfica, em nível exploratório, e contribui ao relacionar os 12 passos para desenvolvimento de produtos na Base da Pirâmide propostos por Prahalad às características e perspectivas do design thinking. Um elo, mesmo que ainda teórico, foi criado entre a problemática da Base da Pirâmide e a filosofia de inovação do design thinking. Baseado em dois traços fundamentais, o magnetismo em trabalhar com diversas variáveis, e a observação do consumidor para melhor compreende-lo, o design thinking mostra-se uma forte alternativa de abordagem para inovação na Base da Pirâmide.
Palavras-chave: Design Thinking, Base Da Pirâmide, Inovação