RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDO INFORMACIONAL EM FILMES: TECNOLOGIA INOVATIVA APLICADA AO ENSINO SUPERIOR

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Aluno de Iniciação Científica: Barbara Monteiro Martins de Oliveira (PIBIC/CNPq)

Curso: Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (MN)

Orientador: Maria do Carmo Duarte Freitas

Co-Orientador: Celso Ishida

Colaborador: Joceli de Fátima Volochen,

Departamento: Ciências e Gestão da Informação

Setor: Setor de Ciências Sociais AplicadasAmanda Melanie dos Santos, Floelay Cristina da Silva Oliveira

Área de Conhecimento: 60000007


RESUMO

Discute as tecnologias existentes aplicadas ao ensino superior e apresenta uma denominada Recuperação de Conteúdo Informacional em filmes (RECIF). O Recif é uma plataforma que busca reunir e armazenar conteúdo que contribua com a educação superior. Demonstrando que esta pesquisa se preocupa em como os docentes podem utilizar o repositório de forma contínua e que contribuam com sua em constante melhoria. Estudo inicia com uma pesquisa exploratória sobre as tecnologias inovativas para educação superior e, em seguida, propõe a inserção de um espaço virtual de intercâmbio de experiências docentes e investigadoras em tecnologias inovadoras por meio de filmes. Buscou encontrar uma ferramenta que propiciasse a adequação de linguagem de material enquanto produto de conteúdos didáticos informacionais e multimídias (filmes e áudio) a serem inseridos no repositório RECIF. O projeto pretende disponibilizar não apenas o resumo, indicação de temas e descrição dos personagens, mas almeja fornecer o próprio filme de animação em "frames" de modo a facilitar o trabalho dos professores, fato que ainda requer uma pesquisa sobre direitos autorais do uso do filme nas práticas de sala de aula. A pesquisa sobre a ferramenta para corte teve como meta encontrar um software que consiga fazer a conversão, corte, edição de vídeos e filmes de animação. Testes com programas livres de conversão de vídeos com os filmes de animação para transcrevê-los em arquivo MP4 ou AVI, de modo a possibilitar a edição e o recorte dos mesmos. Conclui o desenvolvimento de processos ou produtos inovadores para melhoria do repositório existente. Requerendo ainda que seja direcionado para o uso de professores que atuam no ensino superior, de modo a proporcionar aulas motivadoras que despertem o aluno para uma aprendizagem interativa e colaborativa.

Palavras-chave: Recuperação da Informação, Tecnologias Inovativas, Ensino Superior