DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO DIDÁTICO EM ORTOPEDIA DE EQUINOS
0947
evinci/resumo_0947.html
Aluno de Iniciação Científica: Carlos Eduardo Penner Belo (PIBIC/CNPq)
Curso: Medicina Veterinária - Curitiba (MT)
Orientador: Peterson Triches Dornbush
Departamento: Medicina Veterinária
Setor: Setor de Ciências Agrárias
Área de Conhecimento: 50501070
RESUMO
Em razão das atuais dificuldades em realizar demonstrações práticas cirúrgicas e a necessidade de buscar novas alternativas para o ensino destas disciplinas, e baseando-se em diversos estudos que apontam a ferramenta multimídia como uma eficiente modalidade de ensino, este trabalho propõe o desenvolvimento e aplicação de uma ferramenta web interativa aos alunos do 4°ano de Medicina Veterinária da UFPR. A ferramenta multimídia consistira em material de audio e vídeo, bem como imagens ilustrativas e animações gráficas que serão disponibilizadas ao acesso dos alunos em acordo com o cronograma das aulas, sendo as atualizações realizadas semanalmente. As atividades dos alunos serão acompanhadas pelo aluno de iniciação científica, que prestará auxílio nos esclareciemntos de dúvidas e monitorará a aplicação do grupo em estudo. Os alunos serão divididos em dois grupos de alunos aleatóriamente, onde somente um dos grupos terá acesso a ferramenta multimídia, bem como também terão acompanhamento semanal de um tutor, aluno de iniciação, durante o período de ensino em ortopedia de equinos. O segundo grupo participará igualmente das aulas previstas na grade curricular, contudo não terá acesso aos recursos multimídia tão quanto turoria periódica. E em seguida haverá a validação subjetiva do programa e os grupos serão comparados quanto ao seus desempenhos e a quantidade de conteúdo aprendido, e o tempo gasto neste aprendizado através de análise dos resultados da avaliação escrita objetiva, através da aplicaçãodo de método estatístico, conhecido como teste de Mann-Whitney. O principal objetivo deste trabalho é melhorar o aprendizado destes alunos e tornar esta atividade menos dispendiosa em relação ao tempo investido em estudo, possibilitando assim, um maior tempo para discussões orientadas pelo tutor da disciplina.
Palavras-chave: Ortopedia Equina, Ferramenta Multimídia, Ensino