A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AGROECOLOGIA E OS NOVOS MERCADOS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR NO VALE DO RIBEIRA PR
0789
evinci/resumo_0789.html
Aluno de Iniciação Científica: Felipe Ricardo Godoi Jasinski (PIBIC/Fundação Araucária)
Curso: Agronomia (MT)
Orientador: Paulo André Niederle
Co-Orientador: Carolina Mergen
Departamento: Economia Rural e Extensão
Setor: Setor de Ciências Agrárias
Área de Conhecimento: 50106007
RESUMO
A produção e o consumo de alimentos orgânicos cresce de modo exponencial, acompanhando uma tendência já relatada no Brasil e em outros países. Dentro do contexto histórico nota-se que a partir da década de 90, foi notória a inserção e crescente participação do consumo de produtos orgânicos dentro do setor econômico do mercado de alimentos. De um modo geral tratando-se do mercado de alimentos vimos que a alimentação é tida como prioridade básica e essencial para qualquer sociedade, porém mais do que a quantidade e o acesso de alimentos, emerge entre os consumidores a exigência por qualidades específicas que satisfaçam suas necessidades. Portanto pode-se atribuir o aumento do consumo de produtos orgânicos, a uma possível evolução ao que se refere a conscientização das pessoas, sendo que, os alimentos orgânicos são produzidos excluindo o uso de aditivos químicos ou sintéticos, justificasse esse aumento motivado pelo envolvimento ou preocupação das pessoas com a preservação ao meio ambiente, bem como, a prática da alimentação saudável, a procura por alimentos mais frescos e saborosos. Nesse intuito observa-se também o envolvimento de parcela dos consumidores com os produtores desses alimentos, no caso da aquisição em feiras livres e diretamente com o produtor, gerando uma nova visão entre a relação de produtores e consumidores de orgânicos. O foco da pesquisa está em analisar o circuito de comercialização de produtos agroecológicos, objetivando entender como se dá o processo desde a produção, planejamento, e chegada dos produtos ao consumidor final. Busca-se esclarecer qual a significância desse mercado, bem como desses produtos para o nicho consumidor de produtos orgânicos, traçando um perfil sócio-econômico desses atores de maneira a enfatizar sua importância no processo de formação e consolidação dos canais de comercialização, principalmente no caso das feiras de comercialização direta realizadas por agricultores familiares com sistema de produção de base ecológica. O alvo do estudo está em saber, o que esses consumidores buscam quais suas exigências e por que optam por serem consumidores de produtos orgânicos. Para acessar a representação social dos consumidores de produtos orgânicos foram elaboradas questões amplas de estudo: sobre motivos para o consumo, sobre a principal diferença entre produto orgânico e produto convencional, sobre a garantia do produto ser de fato orgânico; afirmativas sobre alimentos orgânicos a fim de entender a partir da fala e opinião do sujeito como se constrói a racionalidade do consumidor sobre o tema.
Palavras-chave: Feiras Livres, Agroecologia, Consumo de Orgânicos