A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AGROECOLOGIA E AS NOVOS MERCADOS PARA AGRICULTURA FAMILIAR NO VALE DO RIBEIRA-PR.
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Aluno de Iniciação Científica: Carolina Vincenzi Mergen (PIBIC/CNPq)
Curso: Agronomia (MT)
Orientador: Paulo André Nierdele
Departamento: Economia Rural e Extensão
Setor: Setor de Ciências Agrárias
Área de Conhecimento: 50100009
RESUMO
No âmbito de esclarecer como se estabelecem os circuitos de comercialização de produtos agroecológicos na região do Vale do Ribeira-PR, e, sobretudo quais medidas e quais processos vêm se mostrado mais relevantes para o escoamento dos produtos dessa região, emerge nesse cenário a importância das políticas públicas que se baseiam em estratégias que visam a Segurança Alimentar e Nutricional, entre elas o Programa Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Uma das diretrizes do PNAE, resolve que pelo menos 30% dos alimentos adquiridos para serem destinados a merenda escolar, sejam provenientes da agricultura familiar e, preferencialmente, alimentos orgânicos, tornando-se dessa maneira um processo institucional de suma importância para agricultores participantes desse segmento, tanto quando se considera a logística e comercialização da produção como também o incentivo para produção de base agroecológica. Envolto a realidade proposta, busca-se analisar como se dá o cumprimento dessas novas diretrizes de execução do PNAE, destacando-se no estudo a atuação da Rede Ecovida, que além se certificar a maior parte das famílias produtoras de alimentos orgânicos do Vale do Ribeira, está sendo responsável por operacionalizar o PNAE e PAA na região, bem como de organizar a logística de entrega dos grupos de agricultores associados. A Rede Ecovida de certificação participativa é uma associação composta por agricultores, técnicos, consumidores e cooperativas que desenvolvem iniciativas relacionadas à agroecologia entre elas a certificação de produtos orgânicos. Os desafios referentes a nova demanda, estão relacionados a estruturação da Rede Ecovida e em como se adequar ao novo potencial de trabalho e atividades emergentes relacionadas ao panorama do circuito de comercialização dos produtos agroecológicos. Os pesquisadores utilizaram-se de entrevistas com atores representativos dos segmentos envolvidos, para tentar esclarecer de que maneira as políticas públicas estão fortalecendo as famílias produtoras e qual a importância da valorização desse produto para as questões envoltas às motivações sociais, ambientais e econômicas acerca do consumo de alimentos orgânicos, não apenas pela aquisição através de programas estatais, mas também tentando englobar todo o nicho consumidor de produtos orgânicos e sua contribuição para a consolidação das práticas agroecológicas.
Palavras-chave: Agricultura Familiar, PNAE, Orgânicos